O Hospital do Câncer de Londrina promoveu na manhã deste domingo (8) a segunda edição da Corrida e Caminhada Go Pink que aconteceu nas margens do Lago Igapó. O evento integrou as ações do Movimento Outubro Rosa 2017.
Em Londrina, o Movimento é formado por mulheres de várias entidades e grupos da sociedade com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama. Todo ano, participa da organização do Outubro Rosa, promovendo eventos e diversas ações de conscientização.
Segundo a diretora de ações estratégicas da Go Pink, Mara Fernandes, a organização estima que cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento. Ela diz que o objetivo do evento, além de incentivar o exercício físico para a saúde em geral, é conscientizar as mulheres sobre a importância do conhecimento sobre o próprio corpo e da realização periódica de mamografia como forma de prevenção do câncer de mama. “O Outubro Rosa é para a prevenção do câncer. Você está lutando por uma grande causa e quando participa mostra também como é importante fazer a prevenção”, comentou.
Em Londrina, segundo os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), de janeiro a junho deste ano, 33 mulheres residentes na cidade vieram a óbito devido ao câncer de mama, 10 faleceram por causa do câncer de colo de útero, outras nove devido ao câncer no corpo de útero e sete porque tiveram câncer de ovário.
Dessa forma, ações no município de conscientização tornam-se importantes aliados para a criação de uma cultura de prevenção. Com a 2ª Corrida e Caminhada Go Pink, o Hospital do Câncer espera alertar não apenas mulheres na faixa etária indicada para mamografia (a partir dos 40 anos), mas também mulheres jovens e homens, a fim de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da saúde da mulher.
Por meio da conscientização, a ideia é diminuir o número de casos diagnosticados em estágio avançado – já que, atualmente, mais de 40% dos diagnósticos são realizados em períodos de adiantada evolução da doença.
(Com informações da assessoria)