A Nutella não será mais como antes, e os fãs parecem não gostar muito da ideia. A marca italiana está mudando a tradicional receita do creme de avelã. França e Alemanha foram os primeiros países que sentiram o novo sabor.
Na semana passada a Hamburg Consumer Protection Centre, uma associação de consumidores alemã, recebeu muitos comentários sobre o assunto e percebeu as mudanças ao avaliar os ingredientes presentes nos rótulos dos produtos.
O que mudou? A porcentagem de leite em pó e açúcar aumentaram, passando de 7.5 % a 8.7 %, e de 55,9 % a 56,3 %, respectivamente. A porcentagem de gordura diminuiu em 30,9 %.
A Nutella confirmou no Twitter que a receita está passando por algumas mudanças. Ferrero, a marca italiana que produz Nutella, Tic Tacs e Ferrero Rocher, afirmou à BBC que "a qualidade, e todos os outros aspectos da Nutella permanecem os mesmos".
Não é fácil achar um alimento que seja unanimidade e tenha tantos fãs como Nutella. Por isso mesmo a notícia parece ter criado uma verdadeira rebelião nas redes sociais, com pânico e preocupação propagados em todo o mundo.
No Twitter se espalhou o hashtag #NutellaGate e os fãs não perderam tempo para mostrar que não estão de acordo com a mudança. "Muito legal, por que não desenhar um bigode na Mona Lisa também?", escreveu um usuário.
A receita da Nutella foi inventada depois a Segunda Guerra mundial pelo chefe italiano Pietro Ferrero. A Itália estava passando por uma crise na economia e comprar o cacau era muito caro, por isso Ferrero decidiu criar uma pasta de chocolate que tivesse mais avelã e menos cacau: foi assim que nasceu o chocolate "Gianduiotto".
Após alguns anos, o filho de Pietro, Michele Ferrero, inventou o creme de avelã que conhecemos como Nutella. Na Itália a invenção foi um sucesso pelo sabor e por ter transformado o chocolate, até então um produto de luxo, em algo acessível a toda a população.