Todos os locais
Todos os locais
Unimed

Cuidados paliativos: As UTIs hoje e no futuro

02 ago 2019 às 07:48
Por: Unimed Cascavel

 As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são o tema de hoje, em uma entrevista com Henrique Canosa, médico com especialização em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina Paliativa e Hipnose, e com experiência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), na Santa Casa de São Paulo, no Hospital Samaritano de São Paulo e no Hospital Saint Louis de Paris, na França.

Unimed Cascavel
1Qual a finalidade básica de uma UTI?

Henrique Canosa -A principal finalidade de uma Unidade de Terapia Intensiva é de cuidar de pacientes que apresentem uma doença grave e aguda, com alto risco de morte. A UTI é equipada com equipamentos que permitem manter a vida de uma pessoa de forma artificial durante o período de tempo em que o corpo desta pessoa precisa para se recuperar de uma doença grave. 

Unimed Cascavel
2 Por que encontramos muitos pacientes internados por longos períodos em UTI e que em seguida não sobrevivem?

HC - Nos dias atuais, é muito comum encontrarmos pessoas internadas em UTI que têm doença crônica e progressiva, mesmo pessoas com idade muito avançada - algumas vezes pessoas com quase 100 anos de idade. Pessoas que apresentam doenças avançadas e progressivas, como câncer metastático, demência, etc., muitas vezes conseguem sobreviver mais tempo dentro da UTI, porém, de forma artificial e demoram mais tempo para morrer. 

Outras notícias

Assista a live da Unimed Cascavel sobre Rede de Cuidados Continuados

Assista a live da Unimed sobre Mês do Cuidado Masculino

Outubro Rosa! Assista a live da Unimed Cascavel

Unimed Cascavel
3 Mesmo com projetos de UTI humanizada ou ‘portas abertas’, o grau de sofrimento segue mais alto do que em outras unidades. Podemos considerar que a UTI gera sofrimento e deve ser usada apenas em pacientes com real indicação? 

HC – Sim. Pode-se considerar que as UTIs estão causando sofrimento sim para os pacientes, principalmente para aqueles que não devem ser encaminhados para essas unidades. Muitos trabalhos científicos comprovam que a experiência do pacientes em UTI é pior do que em outras unidades, mesmos nos casos de unidades ‘portas abertas’ ou ‘UTI humanizada’, mostrando que essa unidade deve ser usada por necessidade comprovada e para pacientes que tenham prognóstico mais favorável, justificando esse sofrimento.

Unimed Cascavel
4 Além da abordagem precoce em paliativos, você considera importante que o paciente receba alta precoce da UTI?
HC - 
Sim. Acredito que no momento em que há um maleficio maior do que um beneficio na internação na UTI, o médico deve considerar alta do paciente dessa unidade. Idealmente, essa discussão deve ser feita nas primeiras horas de internação na UTI.

Unimed Cascavel
5Como você vê o futuro deste panorama? Como imagina que seriam idealmente as UTIs daqui 10 anos?

HC - Espero que as UTIs sejam unidade focadas na recuperação do paciente. Porém, com critérios objetivos de internação e alta, além de cuidados mais focados no real conforto do paciente. O paciente tem que sentir-se tranquilo, relaxado, independentemente do que irá acontecer. Espero ainda que todos os familiares sejam cuidados como se fossem também pacientes, pois no momento que algum ente querido está dentro da UTI, toda a família adoece. Espero que os profissionais de saúde vejam o quanto podem fazer a diferença na vida dessas pessoas, tratando não somente o corpo físico, mas o ser humano como um todo. 

Unimed Cascavel

6 Qual é a mensagem para os profissionais de terapia intensiva sobre os cuidados paliativos?

HC - Desejo que os profissionais das UTIs olhem para as pessoas internadas não somente como um corpo em uma cama. Que possam olhar para essas pessoas com carinho, respeito e muito amor. Sei que muitos já atuam dessa maneira, e desejo que possam sempre multiplicar essas boas práticas. Desejo ainda que possam cuidar e serem cuidados, pois tenho certeza de que o sofrimento do paciente é também transmitido para os profissionais. Cuidar uns dos outros fará dos profissionais da saúde pessoas melhores e mais humanas.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Saiba mais: Saúde emocional: como lidar com o sentimento de Luto?

Veja também

Relacionadas

Unimed
Imagem de destaque

Capacitação de profissionais da saúde em fase prática

Unimed
Imagem de destaque

Núcleo da Obesidade da Unimed Cascavel orienta pacientes

Unimed

Quais atitudes melhoram o dia a dia de pessoas com deficiência?

Unimed

Brasil amplia cobertura vacinal nas regiões de fronteira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Chuva rápida em Londrina causa alagamentos em diversos pontos da cidade

Paraná
Paraná

Neto mata o avô com golpes de anilha de musculação; rapaz foi preso se lavando

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Deslizamento na Dez de Dezembro: lama de barranco desce na pista e causa congestionamento

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.