Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Unimed

Guia brasileiro de segurança alimentar é destacado em fórum de debates na Itália

18 out 2019 às 09:48
Por: Redação Tarobá News

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou, nesta segunda-feira (14/10), da abertura da 46ª sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), em Roma, na Itália. Na ocasião, o ministro reafirmou o compromisso brasileiro com a agenda de sistemas alimentares saudáveis, com a Segurança Alimentar e Nutrição e com o Direito Humano à Alimentação Adequada. O CSA, que acontece até o dia 18, é o principal fórum global de alto nível sobre segurança alimentar e nutricional, coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O objetivo do fórum é garantir a segurança alimentar e a nutrição para todos a partir de uma abordagem inclusiva. Em seu discurso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que, na prática, o Brasil já vem trabalhando para garantir o direito à alimentação adequada à população. “Nacionalmente, estamos fortalecendo a promoção da atividade física, alimentação e estilos de vida saudáveis. O nosso Guia Alimentar para a População Brasileira inovou ao promover a alimentação saudável baseada em alimentos e nos processos que integram todo o sistema alimentar, para que cada cidadão possa fazer suas escolhas conscientemente e busquem modos de vida mais saudáveis”, destacou Mandetta.

A publicação brasileira, elaborada pelo Ministério da Saúde, é o principal orientador de escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis pela população, baseado principalmente no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. As informações são úteis, inclusive, para a prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como a obesidade, a hipertensão e o diabetes.

Durante seu discurso, o ministro brasileiro destacou os avanços que o país tem alcançado na área da alimentação saudável, incentivo da população à prática de atividades, e o combate ao consumo do tabaco, medidas fundamentais para redução das DCNTs. Entre esses avanços, além do Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde também possui uma plataforma na internet chamada Saúde Brasil, com publicações de textos, vídeos e infográficos voltados exclusivamente à adoção de hábitos saudáveis, com base em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter peso saudável; eu quero me alimentar melhor e eu quero me exercitar.



Outras notícias

Assista a live da Unimed Cascavel sobre Rede de Cuidados Continuados

Assista a live da Unimed sobre Mês do Cuidado Masculino

Outubro Rosa! Assista a live da Unimed Cascavel

Cenários e avanços brasileiros na segurança alimentar

O ministro da Saúde também falou sobre a transição demográfica e transformações nos modos de vida das populações e sobre o impacto dessas mudanças no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. “No Brasil, as doenças crônicas não-transmissíveis são a principal causa de morte entre adultos. Em crianças vivenciamos uma intensa redução da desnutrição, ao mesmo tempo em que enfrentamos aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade, entre outros desfechos da má-nutrição”.

A prevalência da obesidade no Brasil aumentou de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. Outras pesquisas do Ministério da Saúde apontam que 12,9% das crianças de 5 a 9 anos são obesas (SISVAN-2016) e 7,8% dos adolescentes entre 12 a 17 anos estão obesos (ERICA-2015). Mandetta explicou, ainda, que dentre os fatores que “nos conduziram a esse quadro estão a ingestão excessiva de sal, açúcar e gordura, o consumo crescente de alimentos ultraprocessados, combinados a estilos de vida mais sedentários”.

Neste sentido, o governo brasileiro firmou acordo com o setor produtivo para retirar, até 2022, o total de 144 mil toneladas de açúcar de bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados. O acordo segue o mesmo parâmetro do feito com a indústria alimentícia para a redução do sódio, que foi capaz de retirar mais de 17 mil toneladas de sódio dos alimentos processados em quatro anos.

Experiências brasileiras em relação à segurança alimentar

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, participará de dois eventos paralelos durante a 46ª Sessão. Serão apresentadas as experiências brasileiras sobre políticas públicas e intersetoriais referente à promoção da alimentação adequada e saudável e segurança alimentar e nutricional no contexto da obesidade, além de abordar ambientes alimentares saudáveis e estratégias custo efetivas para enfrentamento da obesidade infantil e o contexto de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

fonte: Ministério da Saúde 

Veja também

Relacionadas

Unimed
Imagem de destaque

Capacitação de profissionais da saúde em fase prática

Unimed
Imagem de destaque

Núcleo da Obesidade da Unimed Cascavel orienta pacientes

Unimed

Quais atitudes melhoram o dia a dia de pessoas com deficiência?

Unimed

Brasil amplia cobertura vacinal nas regiões de fronteira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Cidade
Londrina e região

Prefeitura solta fogos de artifício com barulho em festa do 'maior Papai Noel do mundo'

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.