Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Unimed

Saúde virtual: Cuidados básicos para pais e filhos nas redes sociais

08 nov 2019 às 07:11
Por: Unimed Cascavel

O tema “crianças e adolescentes nas redes sociais” costuma render polêmicas constantes e lançar alertas para as famílias. Recentemente, o Instagram divulgou que deverá deletar as contas de menores de 13 anos, exceto aquelas que são administradas por seus pais, seguindo o que consta em seu regulamento.

Por um lado, as crianças de hoje já nasceram em um mundo digital e naturalmente utilizam a tecnologia nos momentos de lazer. Na outra ponta estão os pais que tentam monitorar e limitar as atividades dos filhos no mundo virtual e especialistas que frequentemente alertam sobre os perigos e as consequências do tempo excessivo em conexão.

O uso das redes sociais afeta a saúde mental e física. Uma pesquisa da The Royal Society for Public Health (RSPH) indicou que elas viciam tanto quanto álcool e cigarro. Especialistas afirmam que elas também favorecem a ansiedade, a depressão, a sensação de solidão e a baixa autoestima. Sobre a saúde física, a coluna é uma das mais impactadas, já que o uso constante de celular faz com que as pessoas fiquem com a cabeça inclinada para a frente e a postura incorreta, o que tem levado crianças e jovens com queixas de dores aos consultórios de ortopedistas.

Além de ser uma ameaça à segurança da família, o hábito de divulgar todos os momentos vividos nas redes sociais, aguardando uma chuva de curtidas que massageiam o ego e demonstram popularidade, pode dar novos contornos ao convívio familiar e social. Médicos, psicólogos e psicoterapeutas têm convidado as pessoas a refletirem se mais vale registrar as vivências para exibi-las ou deixar o celular de lado e aproveitar desde os momentos mais simples até os mais especiais ao lado de quem se ama. É o mundo virtual ou a vida real?

Presença on-line desde a tenra infância

Outras notícias

Assista a live da Unimed Cascavel sobre Rede de Cuidados Continuados

Assista a live da Unimed sobre Mês do Cuidado Masculino

Outubro Rosa! Assista a live da Unimed Cascavel

Engana-se quem pensa que o paladar da criança se desenvolve apenas ao nascer. Estudos comprovam que o bebê começa a desenvolvê-lo ainda no útero da mãe, por volta da 14ª semana de gravidez. Por isso, é tão importante que a futura mamãe se alimente de maneira saudável e variada, sem descuidar depois do nascimento do bebê. Até porque são os hábitos alimentares da família que vão determinar o paladar da criança. E o exemplo dos pais à mesa é essencial. Afinal, a criança pode se recusar a comer um ou outro alimento, o que é normal, segundo os especialistas, mas, se este for um hábito dos pais, com o tempo, eles tendem a se render a ele de forma prazerosa.


Um levantamento da empresa de segurança digital AVG com dados de pessoas de 10 países mostra que, a cada quatro crianças com menos de dois anos, três delas têm fotos on-line. Ou seja, seus pais é que são responsáveis pela superexposição dos pequenos que nem sequer se manifestam ainda se gostariam de tamanha presença no mundo virtual.

Especialistas têm convidado os adultos a refletirem sobre a troca do hábito de narrar para quem quiser ver a vida cotidiana dos filhos no mundo on-line por uma convivência mais intensa, com abraços, conversas olho no olho e atividades em conjunto que fortaleçam o vínculo, deixando o celular totalmente de lado.

Os benefícios desse exercício podem ser desde uma maior proximidade entre pais e filhos, como o estreitamento da confiança, o fortalecimento da amizade e o aumento da cumplicidade. A conversa sobre o que cada um quer ou deve postar nas redes sociais deve entrar na pauta da família, mas, no caso de crianças pequenas, cabe aos pais uma análise cuidadosa do que é permitido ou não, e um monitoramento de perto das atividades.

Já no caso dos jovens, psicólogos e especialistas em segurança virtual orientam os pais a ficarem de olho não apenas nas postagens, como também nos grupos que eles participam e a forma como interagem. Tudo com um limite combinado. Aos adultos, vale o alerta para avaliar o que realmente deve ser postado sobre a família. Pisando no freio e mudando os hábitos, certamente todos vão contabilizar os ganhos ao apostar em viver plenamente os bons momentos ao invés de priorizar mostrá-los na internet.



Veja também

Relacionadas

Unimed
Imagem de destaque

Capacitação de profissionais da saúde em fase prática

Unimed
Imagem de destaque

Núcleo da Obesidade da Unimed Cascavel orienta pacientes

Unimed

Quais atitudes melhoram o dia a dia de pessoas com deficiência?

Unimed

Brasil amplia cobertura vacinal nas regiões de fronteira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Cidade
Londrina e região

UEL promove diplomação póstuma de jovem morta em feminicídio

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.