Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Turismo

Caminho de Santiago: do fim surgem novos começos

09 nov 2020 às 08:45
Por: Redação Tarobá News

Hipócrates dizia que caminhar é o melhor remédio. Para Thomas Jefferson, não existe nada melhor quando o objetivo é descansar a mente. Há quem diga o contrá­rio: andar é bom para fazer a mente funcionar. Aristóteles gostava de ensinar filosofia enquanto caminhava. Nietzsche afirmava que todas as grandes ideias são concebidas enquanto se caminha.

A visão destes grandes pensadores reflete uma premissa seguida por muitos homens ao longo da história: caminhar é preciso. E foi após a jornada por uma das principais rotas de peregrinação do mundo que o escritor carioca Ricardo Rangel presenteia o público com O Destino é o Caminho – Uma crônica do Caminho de Santiago, lançamento da Edições de Janeiro.

A partir de fragmentos da história particular do autor, o leitor passa a compreender o que leva milhares de pessoas a se deslocarem, todos os anos, para seguir um percurso de quase 800 quilômetros a pé. Para o autor Ricardo Rangel, a resposta, imprecisa antes da partida, estava na busca pela “desconexão total de tudo e de todos”. 

O Caminho de Santiago de Compostela era uma hipótese distinta. Para começar, era diferente de tudo o que eu já havia feito; uma experi­ência intensa de muitas maneiras, não apenas no sentido físico. Também me atraía o fato de ser um lugar onde não há, em absoluto, decisões para tomar: você acorda de manhã e anda sem nem sequer precisar pensar para onde, pois existem setas amarelas por todo lado apontando a dire­ção a seguir. Basta colocar um pé adiante do outro e deixar (ou não) o pensamento fluir. Além disso, dizia-se que as paisagens são belíssimas. Como se isso tudo fosse pouco, sempre há muita gente fazendo o Ca­minho, de modo que cada um tem a oportunidade de decidir — minuto a minuto — se quer solidão ou socialização. (O Destino é o Caminho, p.19)

Ricardo iniciou o trajeto pelo Caminho Francês, o mais tradicional de muitos que levam a Santiago de Compostela e, por isso mesmo, um paraíso de peregrinos. Para ele - e os companheiros de viagem -, foram 42 dias de caminhada. Em alguns, chegou a percorrer 27 quilômetros; em outros dias, o cansaço e os calos nos pés exigiram uma pausa maior.

Outras notícias

Faturamento do turismo até julho é o maior para o período desde 2012

Destino mundial: atrativos turísticos de Foz do Iguaçu batem recorde de visitação em julho

Cataratas do Iguaçu são eleitas a melhor atração turística do Brasil e da América do Sul

Os detalhes dessa experiência tornam de O Destino é o Caminho – Uma crônica do Caminho de Santiago leitura indispensável para quem planeja ou, até então, nunca pensou em se aventurar pelas terras do norte espanhol. O roteiro, a preparação, a indicação de livros, filmes e site sobre o caminho, o que levar ou não na mochila, um índice onomástico, a riqueza cultural em forma de imagem. Tudo cuidadosamente registrado para o bel prazer do leitor viajante.

Se a liberdade é não sentir medo, como sintetizou a icônica Nina Simone, o Caminho de Santiago de Compostela representa a ausência dos temores e, paradoxalmente, a total plenitude gerada pela constatação de que o meio é o próprio fim. Nas palavras de Ricardo Rangel, “o destino é a viagem”.

Veja também

Relacionadas

Turismo
Imagem de destaque

Que tal um pulinho na Argentina? Conheça Buenos Aires, destino preferido dos brasileiros

Tá na Rota
Imagem de destaque

Tá na Rota explora as belezas e aventuras do Parque Vila Velha em Ponta Grossa

Cidade

Setor hoteleiro em Foz registra mais de 70% de ocupação para o Dia do Trabalhador

Patas e Pets

O programa Patas e Pets te leva para conhecer o Zoo Parque de Itatiba em São Paulo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Familiares de suspeito são detidos por desacato após prisão de motorista envolvido em perseguição

Cidade
Cascavel e região

Policial Militar morre após acidente durante perseguição em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Londrina aprova lei que permite trocar multas de trânsito por doação de sangue

Cidade
Londrina e região

FAB realiza testes em aeronave para inauguração do ILS no Aeroporto de Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.