Uma mistura de adrenalina com terra. Essa é a característica do Motocross que permite aos audazes pilotos voarem pelos ares sob duas rodas com suas máquinas poderosas. O Estado do Paraná tem tradição neste esporte e o Campeonato Paranaense será aberto neste fim de semana, na pista que foi construída em anexo ao Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Para a primeira etapa do Estadual, a organização espera quebrar o recorde de participantes. “Para essa etapa de abertura, esperamos contar com cerca de 450, 500 pilotos inscritos. Cascavel já tem tradição neste esporte e já vem fazendo essa etapa há seis anos. E mais uma vez a cidade vai ser contemplada com a abertura do Campeonato Paranaense de Motocross”, explicou Marcelo Rodrigues, um dos organizadores.
No ano passado, Cascavel foi sede da segunda etapa do Estadual e contou com a presença de 400 pilotos. Mas a meta agora é aumentar essa conta. Marcelo conta com a presença dos pilotos do Paraguai. O país vizinho também tem tradição no Motocross. E equipes de ponta do Brasil também confirmaram presença. “A nossa etapa, neste fim de semana, nos dias 09 e 10 de março, ela antecede a etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será em Sorocaba. Então a gente já tem confirmada a presença da equipe GasGas. O Cali Neto, com a X Motos, também vai estar em Cascavel. E a gente já tem pilotos da Argentina, pilotos paraguaios. O esporte é bem forte no Paraguai, por lá tem o nacional de motocross. E por lá, assim como no Paraná, é muito bem visto”, disse Marcelo.
Programação
Neste sábado (09) começam os treinos classificatórios. E no período da tarde serão realizadas as primeiras provas, a partir das 15h20. As provas serão nas categorias Estreante, MX40, MX Feminina e Mini Motos. No domingo (10), a abertura oficial da etapa do Paranaense será às 11h30. Às 12h30 iniciam as corridas nas categorias MX50 e MX55, 66cc, MX2/Intermediária MX2, MX35, MX45, FLN/Intermediária Nacional/MX35 Nacional, MX Junior e MX1/Intermediária MX1.
Público
Marcelo Rodrigues também fez um convite ao público de Cascavel e região para contemplar a etapa do Paranaense. A competição será na pista de Motocross, que fica anexa ao Autódromo Zilmar Beux. Porém fica atrás do circuito, na parte externa. “A nossa pista existe há muitos anos. E nesse evento a gente quer que o público participe e contemple o nosso esporte. O custo para ver as provas é um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será repassado para o Provopar. A gente tem uma área de box para quem quer acampar a partir desta sexta-feira”, concluiu.