O Cascavel Futsal não é derrotado num jogo da Liga Nacional dentro do ginásio da Neva há mais de dois anos. O último resultado negativo neste local ocorreu no dia 16 de abril de 2022, quando Cassiano Klein, hoje no Joinville, ainda era o treinador da equipe. Na ocasião, o Cascavel Futsal foi superado pelo Jaraguá. É bom lembrar que, depois disso, o time teve resultados negativos como mandante em outros locais. Mas não na Neva. Ou seja, a Serpente Tricolor segue forte no Caldeirão dos Campeões.
Para os visitantes, a vitória dentro da Neva é especial por conta de toda essa dificuldade.
O Joinville veio ao ginásio da Neva com este propósito: derrotar o time cascavelense em seu reduto. E tinha ferramentas para isso. O time catarinense tem peças no elenco que conhecem bem a atmosfera da Neva, dentro de fora da quadra. A começar por Cassiano Klein, que teve uma trajetória vitoriosa no Cascavel Futsal. Tanto é que, recentemente, ele foi eleito o melhor treinador de futsal do planeta na temporada de 2022, quando ainda dirigia a Serpente Tricolor. Mas o resultado dessa eleição foi divulgado recentemente. A comissão técnica tem também o preparador físico Raphael Martins, que trabalhou com Cassiano na Serpente Tricolor e este no clube até o fim da temporada passada.
Dentro de quadra, o Joinville conta com vários atletas que brilharam com a camisa cascavelense: Matheus, Ernani, Kevin, Roni e Rafinha.
Com tantos craques que jogaram na Neva, a possibilidade da famosa ‘lei do ex’ acontecer era grande. O primeiro gol teve meia ‘lei do ex’. A jogada começou com o goleiro Matheus e terminou com a conclusão de Fernando. Depois, Ernani ampliou na legítima lei do ex.
A essa altura, a torcida já buscava na memória quando havia ocorrido a última derrota do Cascavel Futsal na Neva. Mas nunca duvide da força da Serpente Tricolor em seu caldeirão. Empurrado pela torcida, o capitão Gustavinho descontou. E Otanha empatou o jogo na cobrança de tiro-livre. Na etapa final, o Joinville perdeu Fernando expulso. E o Cascavel Futsal virou o jogo com Carlão. O time treinado por Deividy Hadson esteve perto da vitória. Mas o Joinville buscou o empate com Fernando atuando como goleiro-linha nos segundos finais.
No fim das contas, o empate foi bom para todos. O Joinville foi aos 19 pontos e divide a liderança da Liga Nacional com o Pato Futsal. Como buscou o empate nos segundos finais teve um empate com sabor de vitória. E o empate nestas circunstâncias não chega a ter sabor de derrota para o Cascavel Futsal. Isso porque conseguiu uma virada que parecia improvável pelo andamento da partida. O time subiu uma posição na tabela e agora é o nono colocado com 16 pontos. E segue invicto na Neva na temporada.