A primeira fase do Campeonato Paranaense está chegando na metade. Até agora foram cinco das onze rodadas. Ou seja, foram realizados 30 dos 66 jogos da fase inicial. E acredite: o Estadual teve apenas um zero a zero até agora. Foi no duelo entre Aruko e Londrina, no último domingo. Mas a quinta rodada, que ocorreu no fim de semana, foi a rodada que teve mais bola na rede. Ao todo, os atacantes balançaram as redes 18 vezes. Na rodada anterior foram 15. A primeira rodada teve doze gols. E na segunda e na terceira foram 13 gols. Isso significa que o Estadual teve 71 gols até agora.
Destes, 13 foram do Athletico-PR, dono do melhor ataque da competição. O Furacão tem também o artilheiro. Pablo chegou ao quinto gol na vitória por 3 a 2 sobre o Independente São Joseense. O duelo do Furacão contra o time de São José dos Pinhais não foi o jogo com mais gols do campeonato. Mas foi, com certeza, o que teve mais gols contra. Zé Ivaldo, do Athletico, jogou contra o próprio patrimônio, gol do Independente. Depois, Khalil retribuiu o favor. Foram dois gols contra na mesma partida.
Por falar em bola na rede, coitado do Rio Branco!. É o único time que ainda não marcou no Estadual. Já o goleiro do Coxa foi vazado pela primeira vez na quinta rodada. Mesmo assim, o Coritiba tem a melhor defesa do Estadual com apenas dois gols sofridos.
Foi uma rodada de golaços. Então, o Tarobá Esporte elegeu o Top 3 dos gols bonitos. Em terceiro lugar, o gol de Pablo. A conclusão foi fácil, mas o que pesou foi a jogada, que começou com Canóbio e teve uma ajeitada primorosa de Vitor Bueno.
Em segundo lugar, o golaço de falta de Victor Luis, lateral esquerdo do Coritiba. No ângulo. Indefensável! O primeiro do Coxa contra o Azuriz.
Golaço mesmo foi o Thomas Cuello, do Athletico. Ele limpou o lance e arriscou de fora da área, no ângulo. Foi o terceiro do Furacão sobre o Independente.
Aliás, Athletico, Coritiba e Cascavel são os três times invictos no Estadual. E aparecem nas primeiras posições na tabela. O Athletico é o único time com 100% de aproveitamento e lidera o Paranaense com 15 pontos. O Coxa é o vice-líder com treze. E a Serpente Aurinegra aparece na terceira posição com onze. Operário e Cianorte têm dez. O Maringá é o sexto com sete. O Londrina é o sétimo com cinco e o Aruko de Maringá fecha o G-8 com quatro.
A partir daí, a preocupação aumenta com o risco de rebaixamento. Três equipes ainda não venceram no Paranaense. O Azuriz é o rei dos empates. Foram quatro resultados iguais em cinco jogos. O Independente é o vice-lanterna com apenas um ponto. E o Rio Branco? Coitado. Lanterninha ainda sem pontuar. Cinco derrotas em cinco jogos.
A sexta rodada será aberta nesta terça-feira (31) com um confronto direto contra a degola. Com apenas uma vitória em cinco jogos, o Foz do Iguaçu recebe o Independente São Joseense às 20 horas, no Estádio do ABC.
Outras três partidas serão nesta quarta (1º). O líder Athletico recebe o Azuriz, às 19h15, na Arena da Baixada. O Cascavel tem um confronto direto contra o Maringá, às 21h30, no Willie Davids. O Operário também joga às 21h30 e recebe o Aruko.
A rodada será concluída na quinta (02) com mais duas partidas, ambas às 19h15. Tem Coritiba e Cianorte, no Couto Pereira. E o Londrina tem a chance de conquistar a segunda vitória. Recebe o lanterna Rio Branco, no Estádio do Café.