Pela campanha, a queda do Foz do Iguaçu para a segunda divisão do Campeonato Paranaense parecida inevitável. De fato foi e a queda se consumou na penúltima rodada do Estadual. Na noite de quarta-feira (15), o Azulão da Fronteira foi derrotado pelo Operário de Ponta Grossa por 2 a 0 no Estádio do ABC. Foi a nona derrota do Foz em dez jogos neste Paranaense. O time também tem a pior defesa da competição com 24 gols sofridos.
O Foz irá se despedir da elite estadual no dia 26 de fevereiro contra o Cascavel, no Olímpico, pela última rodada. A equipe segue na lanterninha do Paranaense com três pontos e se perder para a Serpente Aurinegra irá fechar o Estadual com uma das piores campanhas da elite nos últimos anos. Em 2015, o Prudentópolis fechou a primeira fase com apenas três pontos, mas naquele ano, na sequência, o Estadual teve o Torneio da Morte, que confirmou o rebaixamento do Prude.
Em 2017, o J. Malucelli também fechou a fase inicial com três pontos, na última posição. O destalhe é que, naquele ano, o Jotinha foi punido com a perda de 16 pontos.
Nos dois últimos anos, Cascavel Clube Recreativo (CCR) e Paraná Clube foram rebaixados e terminaram o estadual na última posição com apenas quatro pontos. Agora, se conseguiu derrotar o Cascavel na última rodada, o Foz irá repetir a campanha de 2019. Naquele ano, o Azulão da Fronteira também ficou na lanterninha com apenas seis pontos.
A penúltima rodada pode definir o segundo rebaixado. Se o Rio Branco de Paranaguá for derrotado pelo Independente São Joseense nesta quinta (16), às 15h30, no Estádio do Pinhão, fará companhia ao Azulão da Fronteira e também cai para a segundona.
Essa rodada também definiu mais um classificado. Com os resultados de quarta-feira (15), o Maringá garantiu a classificação matemática para a próxima fase. O Dogão tem 15 pontos e faz um confronto direto contra o também classificado Cianorte, às 19h15, no Albino Turbay. Na quarta, Aruko e Azuriz empataram em 1 a 1. E o Londrina foi derrotado por 1 a 0 pelo Coritiba. Com isso, Aruko e Azuriz só conseguem chegar aos treze pontos. Ou seja, estes resultados foram bons para o Cascavel, que garante a classificação com uma vitória simples nos três jogos que restam.
Desabafo
O presidente do Foz do Iguaçu, Arif Osman, usou as redes sociais para fazer um desabafo. E afirmou que não deve continuar com o projeto de futebol profissional da fronteira. “Estamos fora da primeira divisão infelizmente. São várias as causas, mas a principal delas, a minha incompetência de descobrir em tempo o que ocorria de errado. Peço desculpas aos torcedores, amigos, e empresários que nos patrocinam, e que sempre estiveram do meu lado me apoiando. O ciclo do Arif Ahmad Osman, presidente do clube de futebol profissional de nossa cidade, na equipe de futebol profissional, encerra nesse campeonato. Cuidarei a partir de hoje de montar uma base sólida, montarei a escolinha oficial do clube para garotos de 13 a 18 anos”, publicou.