Faltam apenas quatro rodadas para o fim da fase de classificação do Campeonato Paranaense. A oitava rodada será realizada neste fim de semana e pode definir mais algumas situações no Estadual. O líder Athletico-PR abre a rodada e visita o Londrina neste sábado (10), às 16 horas, no Estádio do Café. O Furacão terminou a sétima rodada na liderança com 17 pontos, após a vitória por 1 a 0 sobre o Cascavel em casa na última quarta-feira. O time ainda está invicto na competição. Em sete jogos, teve cinco vitórias e dois empate.
Em 2024, o Athletico completa 100 anos e quer o título do Estadual. Neste ano, apostou no técnico colombiano Juan Carlos Osorio. Fernandinho, um dos mais experientes jogadores do Furacão e que fez parte da conquista do Estadual no ano passado, avaliou o trabalho do treinador. “Está sendo um início de trabalho bom, estamos assimilando as ideias do professor, que são ideias que nos fazem refletir em relação ao jogo, ao adversário e a nós mesmos. Está sendo muito positivo como período de preparação, para que a gente chegue prontos para a disputa do Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana”, disse.
Fernandinho ainda falou sobre a adaptação do treinador e dos novos jogadores que chegaram ao Athletico-PR no início desta temporada. “Tivemos três treinadores no ano passado, um novo este ano. São muitas mudanças, além da chegada de novos jogadores, com perfil diferente. Demanda muito tempo para preparar uma boa equipe, que é o que queremos. Queremos ganhar todas as partidas”, explicou.
O Athletico defende uma marca significativa: tem 24 jogos de invencibilidade no Estadual. Em 2023, foi campeão de maneira invicta.
Quem vai tentar quebrar essa sequência é o Londrina, que necessita da recuperação no Paranaense. O Tubarão comemorou a primeira vitória na competição no meio de semana quando superou o PSTC por 2 a 1. Com isso, pulou para o nono lugar com sete pontos, mesma pontuação do oitavo colocado Andraus, mas perde no número de vitórias (2 contra 1). Se voltar a vencer, o Londrina entre no G-8 do Estadual.
Coritiba
O Coritiba é o vice-líder do Estadual com 16 pontos e também almeja a liderança. Para isso, torce por um tropeço do rival Athletico-PR e precisa da vitória sobre o Galo Maringá. Os dois times jogam neste sábado (10), às 18h30, no Willie Davids. O Coxa vem de uma vitória por 1 a 0 sobre o Cianorte fora de casa. Já o Galo empatou em 1 a 1 com o Andraus na abertura da sétima rodada.
Balanço
O Campeonato Paranaense teve 42 jogos com 87 gols, média de dois por partida. O melhor ataque da competição pertence ao Coritiba, que tem 16 gols. O Coxa também tem o principal artilheiro do Estadual: Robson, com sete gols. Já o pior ataque pertence ao lanterninha Independente São Joseense, que tem apenas dois gols marcados. Esse desempenho ofensivo é reflexo da posição na tabela. O time de São José dos Pinhais, que disputa a elite estadual pela terceira vez seguida, é o único que ainda não venceu na competição.
Já o líder Athletico e o terceiro colocado Maringá são os únicos invictos na competição. Pela projeção, os três primeiros colocados já estão garantidos nas quartas de final. Logo, restam três vagas na segunda fase.
No quesito defesa, o time que mais sofreu gols no Estadual é o PSTC: 15 em sete jogos. Já o líder Athletico tem a melhor defesa com apenas dois gols sofridos.