Fim do mistério. A fumaça branca, enfim, saiu da chaminé e a torcida do Cascavel pôde comemorar: “habemus técnico”. Os rumores se confirmaram e Matheus Costa, treinador de 37 anos, será o comandante do Cascavel para a sequência da temporada. O treinador foi apresentado de maneira oficial pelo clube na manhã desta quarta-feira (31), no Estádio Olímpico Regional. Logo após a entrevista coletiva, em que já falou como técnico aurinegro, comentei com Matheus Costa que ele será o 13º treinador a comandar o time na elite do Campeonato Paranaense. Cesar Bueno, que atuou como interino, foi o 12º técnico a dirigir o time. “Treze do Zagallo”, disse o confiante técnico fazendo uma referência ao ídolo Mário Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial na face da Terra, e que nos deixou no início de 2024.
Matheus Costa citou um ícone histórico no futebol brasileiro. E terá a oportunidade de construir a própria história no Futebol Clube Cascavel. Ele será o 13º treinador a comandar o time na elite, mas será o segundo na Copa do Brasil. Neste ano, o Cascavel volta a disputar a competição de mata-mata e terá pela frente o Petrolina de Pernambuco. Esta será a terceira participação do Cascavel na Copa do Brasil. Nas duas situações anteriores, em 2021 e 2022, o time foi comandado por Tcheco. Passou da primeira fase, mas caiu na fase seguinte. A meta determinada para Matheus Costa é colocar o Cascavel, no mínimo, na terceira fase. E este ano, o time terá pela frente mais uma vez a disputa da Série D do Brasileiro. Esta será a quarta participação consecutiva do Cascavel na quarta divisão nacional. E a meta é conquistar o acesso à Série C. Matheus Costa será o quinto treinador a dirigir o time na competição nacional. “Quero dizer que estou muito feliz e motivado para esse grande desafio. Eu vejo que o Cascavel é uma equipe pronta para alçar voos muito grandes, visto que recentemente teve dois vices-campeonatos estaduais. Ou seja, está preparada a ter conquistas e está preparada para subir de patamar no cenário nacional. Eu não tenho dúvidas de que, em instantes, o Cascavel estará entre os 60 clubes do Brasil, pós isso estará entre os 40 clubes do Brasil e eu venho para fazer parte deste projeto”, disse.
Sobre a Copa do Brasil, Matheus Costa afirmou que o Cascavel tem a responsabilidade de passar pelo Petrolina. O clube ainda aguarda a definição da data do confronto, mas ele deve ocorrer entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
Paranaense
Mas, de imediato, Matheus Costa tem a missão de melhorar a campanha do Cascavel no Campeonato Paranaense. O início ruim nesta edição do Estadual provocou a saída de Leston Junior e foi o motivo da contratação do novo treinador. Mas como ele foi apresentado esta manhã ainda não poderá comandar o time no jogo desta quarta-feira contra o PSTC, às 19 horas, no Estádio Olímpico. Com isso, o time segue com Cesar Bueno no comando de maneira interina. Este será o terceiro jogo dele no Cascavel. Mas Matheus Costa afirmou que já trabalhou ao lado de Bueno em clubes anteriores e que a transição já começou. Segundo ele, já vinha conversando com Bueno antes durante a negociação com a diretoria do Cascavel.