A história do voleibol de Cascavel se confunde com a história do técnico Ladir Salvi. Aliás, o velho e bom Ladir segue com pleno vigor. Durante décadas, o treinador esteve à frente da equipe feminina de Cascavel. Por vezes, ele deu uma ‘escapadinha’ e deixou a responsabilidade de comandar a equipe para treinadores mais jovens. Mas sempre que foi requisitado, Ladir estava lá, a postos, para seguir firme com o voleibol. Por exemplo, no último fim de semana, o Vôlei Clube Cascavel (VCC) iniciou a trajetória no Campeonato Paranaense adulto da modalidade com dois jogos como visitante, ambos na Região Metropolitana de Curitiba. A comissão técnica teve que dividir forças. Lucas Figueira teve compromisso com as meninas do Colégio Wilson Joffre na fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Corbélia.
Com isso, Ladir comandou o time adulto sozinho nos dois primeiros jogos. No futebol, quando uma equipe inicia bem, é comum usar os termos “começar com o pé direito”. Então, nesse caso, o VCC iniciou com a “mão direita”. Mão direita e firme de Ladir Salvi, que conduziu o time às duas primeira vitórias na competição. No primeiro jogo pela competição, no sábado (10), o time cascavelense derrotou o time de Pinhais por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/20 e 25/23. No domingo (11), Cascavel fez o segundo jogo e visitou São José dos Pinhais. Nova vitória, desta vez por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 19/25, 25/21 e 25/18. “Largamos com o pé direito no Estadual adulto feminino. Ganhamos de Pinhais. E São José é tradicional rival de Cascavel”, disse.
Ladir saiu de Cascavel com a expectativa de conquistar duas vitórias nos dois primeiros jogos e conseguiu alcançar a meta. Ele comentou que a edição deste ano é a de mais alto nível da história da Federação Paranaense de Voleibol (FPV). “A expectativa era buscar duas vitórias na região de Curitiba. Esperávamos um jogo mais tranquilo contra Pinhais, mas me surpreendeu, uma equipe aguerrida, que disputou de igual para igual”, disse Ladir. “Sabia que com São José dos Pinhais seria mais difícil, então foi bem disputado, em alto nível”, comentou Ladir. “Eu nunca perdi para São José como técnico”, brincou Ladir.
Ladir explica que conseguiu fortalecer o elenco para a atual temporada. E os resultados deixaram o treinador bem otimista para a sequência do ano. “É uma equipe muito boa e o grupo é muito bom. Maravilhoso”, pontuou ele.
O time cascavelense só volta a jogar pelo Estadual no dia 08 de julho quando enfrenta Toledo, fora de casa. Mas a equipe já tem um compromisso no próximo fim de semana. As atletas vão representar o município de Cascavel na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), em Guaraniaçu.