Ajudar a mulher se defender. Essa a intenção das aulas de defesa pessoal ofertadas pela Guarda Municipal de Arapongas, em parceria com a Delegacia da Mulher.
Mulheres vítimas de violência doméstica ou aquelas que querem aprender técnicas de defesa pessoal podem participar gratuitamente. Nas aulas elas aprenderam a se defender de uma série de agressões, como roubo de bolsa, puxão de cabelo e tentativa de estupro, entre outras.
A Conselheira tutelar Eliane Cereia Girasol, de 58 anos, participou das aulas e disse ser importante aprender a se defender, pois muitas vezes, mulheres enfrentam momentos de risco na rua ou até mesmo em casa.
“Todas as mulheres precisam dessa noção e não tem idade, sendo mulher temos que nos defender e todas precisamos estar prontas porque a gente nunca sabe o que pode acontecer. A gente teme, a partir do momento que você sai, às vezes até em casa nós corremos riscos, podemos ser assaltadas, então temos que estar preparadas em todas as horas, em todos os lugares, em todos os momentos e ter mais autoconfiança”, destaca.
O professor Jhaton Vieira explicou que o Krav — Maga é uma arte Marcial Israelense de defesa pessoal desenvolvido para essas situações reais do dia a dia, e ensina como se defender dessas situações que as mulheres acabam encontrando.