O Brasil vai encarar Marrocos, Escócia e Haiti no grupo C da Copa do Mundo de 2026. O sorteio das chaves, realizado pela Fifa hoje em Washington (EUA), colocou a seleção de Carlo Ancelotti na chave que terá jogos em Boston, Nova York, Filadélfia, Miami e Atlanta na fase inicial do torneio (veja todos os grupos abaixo).
- México e África do Sul vão protagonizar o duelo de abertura. Os dois países vão reeditar a estreia do Mundial em 2010.
- A estreia brasileira, por outro lado, será contra Marrocos. Depois, o duelo é contra o Haiti e, por fim, a seleção encerra a chave contra a Escócia.
- O Brasil, se avançar como líder da chave, vai encarar na 2ª fase o 2º colocado do Grupo F, que tem Holanda, Japão e Tunísia e Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia). Depois, o cenário teria o vice do Grupo E ou I. Um caminho possível, em que todos os cabeças de chave avancem, envolve confrontos contra México nas oitavas, Inglaterra nas quartas e Argentina na semifinal.
- A Copa começará no dia 11 de junho e terá sua final no dia 19 de julho. O Estádio Azteca receberá México x África do Sul, enquanto o MetLife Stadium, em Nova Jersey, será o palco da final.
- A edição de 2026 é a maior da história do Mundial. Serão 48 seleções, divididas inicialmente em 12 grupos, disputando a taça — o número de participantes é o recorde do torneio.
- O Brasil é um dos cabeças de chave. Além da seleção sul-americana e dos três países-sede (Canadá, EUA e México), há outras oito seleções encabeçando grupos: Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Portugal.
Veja todos os grupos
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa 4
Grupo B: Canadá, Repescagem Europa 1, Qatar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa 3
Grupo E: Alemanha, Curação, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Repescagem Europa 2 e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Repescagem Mundial B e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Repescagem Mundial A, Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Quais são os países da repescagem?
Repescagem Europa 1: Itália, Irlanda do Norde, País de Gales ou Bósnia
Repescagem Europa 2: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia
Repescagem Europa 3: Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo
Repescagem Europa 4: Dinamarca, Macedônia, República Tcheca ou Irlanda
Repescagem Mundial A: Nova Caledônia, Jamaica ou RD Congo
Repescagem Mundial B: Bolívia, Suriname ou Iraque
Como funciona a repescagem europeia?
16 seleções estão na disputa em busca de quatro vagas: 12 delas vieram como vice-líderes nos seus grupos durante as Eliminatórias, enquanto outras quatro venceram seus certames na Liga das Nações.
As seleções foram divididas em quatro potes com quatro cada. Quatro chaves de mata-mata serão formadas com semifinais com jogos entre Pote 1 x Pote 4 e Pote 2 x Pote 3. Os vencedores se enfrentam nas finais de cada chaveamento.
As partidas serão disputadas em modelo único. As equipes dos potes 1 e 2 têm a vantagem de decidir as semifinais em seus domínios. As datas-base dos confrontos são 26 e 31 de março de 2026.
Como funciona a repescagem mundial?
Seis seleções estão envolvidas na repescagem mundial e brigam por duas vagas na Copa do Mundo. Um representante da América do Sul (Bolívia), um da África (RD Congo), um da Ásia (Iraque), um da Oceania (Nova Caledônia) e dois da América Central e do Norte (Suriname e Jamaica).
Iraque e República Democrática do Congo já estão nas finais da chave por serem as melhores no ranking da Fifa entre as seleções envolvidas. Os vencedores das semis vão às decisões. As duas "campeãs" se garantem na Copa.