Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
ExpoLondrina 2025
Londrina e região

ExpoLondrina 2025 recebe 29ª edição da Via Rural Smart Farm

Área de 11 mil metros quadrados conta com estandes de produtos agropecuários, apresentações culturais, atrativos gastronômicos e a exposição de novas tecnologias e inovações no campo
07 abr 2025 às 15:00
Por: Ana Júlia Casasanta e Murilo Araújo*, da Assessoria de Imprensa
Recinto da Via Rural Smart Farm possui 11 mil metros quadrados e concentra estandes de pequenos e médios produtores rurais e trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da UEL - Assessoria de Imprensa Via Rural

A 63ª edição da ExpoLondrina tem um espaço reservado para a Via Rural Smart Farm, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e apresentar novas tecnologias para o meio agronômico. 


Localizada no Parque Ney Braga, às margens do Ribeirão Cambé, a Via Rural chega a sua 29ª edição e tem livre acesso a todos que estiverem na grande feira agropecuária.


A área é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outras instituições. Devido aos mais de 11 mil metros quadrados, conta com prefeitura própria e áreas administrativas, como recepção, assessoria de imprensa e sala de apoio aos profissionais.

Outras notícias

Sociedade Rural e Prefeitura fazem balanço positivo de parceria durante ExpoLondrina

ExpoLondrina 2025 registra público maior que a população de Londrina

Comandante da PM diz que ExpoLondrina 2025 foi a mais segura de todos os tempos


Entre as atrações da Via Rural estão as diversas unidades didáticas abertas para a visitação, como a exposição e distribuição de produtos agropecuários, maquetes do meio rural e máquinas agrícolas, apresentações culturais, feiras de artesanato e gastronomia.


No estande do Café Qualidade Paraná, os visitantes podem conhecer mais das técnicas de produção de café e dos tipos de poda do cafeeiro. Já na unidade de Bovinocultura é possível aprender sobre o processo das cadeias de leite e carne e a exploração de variedades forrageiras utilizadas na pecuária, além de degustar bebidas lácteas.


O setor de Aquicultura ampliou o espaço de exposição neste ano para apresentar os trabalhos realizados em piscicultura, tilapicultura, viveiro escavado, tanque elevado em sistema de recirculação de água (RAS), além da mostra de equipamentos e materiais usados na criação de espécies aquáticas.


A área de frutas, legumes e hortaliças também está representada em diversos estandes para que os visitantes possam conhecer mais sobre o processo de cultivo de abacaxi, maracujá, pitaya e morango, além da construção e manejo das hortas verticais.


Segundo o gerente regional de Extensão Rural de Londrina do IDR-Paraná, Renan Ribeiro Barzan, “a Via Rural Smart Farm tem como objetivo difundir tecnologias e inovações para o meio rural; apresentar à sociedade as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Agricultura; e promover o desenvolvimento rural sustentável”.

Entre os projetos expostos na Via Rural Smart Farm está o Guardiões das Abelhas, que tenta conscientizar o público sobre a diversidade e importância das abelhas sem ferrão - Assessoria de Imprensa da Via Rural

UEL na Smart Farm: 


A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é responsável por nove unidades expositivas na Via Rural Smart Farm: Manejo de Solos e Água; Empresas Juniores de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas; Agricultura Sustentável e Biodiversidade; Biodiversidade de Insetos e Abelhas sem Ferrão;Vetores, Arboviroses e Animais Peçonhentos; Agroecologia e Horta-Escola;Aquicultura Bovinocultura; Comunicação e Assessoria de Imprensa.


Um dos destaques é o projeto “Guardiões das abelhas: Educando para preservar'' apresentado pela pós-doutoranda Isabela Tavares, do Laboratório de Ecologia e Genética Aplicada (Lagea) da UEL, sob orientação da professora Dra. Silvia Helena Sofia, do Departamento de Biologia Geral.


O projeto busca conscientizar o público sobre a diversidade e a importância das abelhas, especialmente aquelas sem ferrão, fundamentais para a polinização de culturas como café e laranja. “Elas trabalham muito e são muito importantes para a polinização de diversos alimentos diferentes que consumimos. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar esses insetos, garantindo

um futuro mais sustentável”, explica Isabela.


Já a Horta-Escola é coordenada pelo professor Carlos Eduardo Caldareli, do Departamento de Economia da UEL. O projeto reúne estudantes de diversos cursos para estudar o perfil alimentar da população e como essas escolhas impactam na economia, na saúde e no meio ambiente.


Nesta edição da Via Rural, o grupo aborda o tema da compostagem, apresentando materiais interativos, amostras e um quiz para que os visitantes possam aprender mais sobre o assunto de forma dinâmica. ''Quando você faz uma escolha por alimentos processados, eles vêm com embalagens que imaginamos que por serem de plástico são recicláveis, mas não é sempre que esse processo é possível'' diz o professor Carlos.


Por conta de toda estas atrações, o recinto da Via Rural Smart Farm recebe pequenos e médios produtores rurais, atentos ao surgimento de novas tecnologias para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. José da Silva, agricultor de Assaí, conta como as orientações recebidas no ano passado transformaram sua produção de morangos: ''Aprendi a fazer biofertilizantes com os pesquisadores da

UEL e reduzi meus custos pela metade'',


Serviço – A Via Rural Smart Farm funciona no Parque de Exposições Ney Braga durante todos os dias da ExpoLondrina 2025, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábados e domingos das 10h às 19h.


*Com orientação do professor Roberto Mancuzo, do Departamento de Comunicação

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Agenda técnica da ExpoLondrina 2025 fecha com mais de 90 atividades

Cidade
Imagem de destaque

Museu da Sociedade Rural recebe mais de 20 mil visitantes durante 63ª ExpoLondrina

Cidade

Último dia de ExpoLondrina 2025 movimenta Parque Ney Braga com visitantes

Guest

Guest te mostra o estande da Tarobá na ExpoLondrina e traz dicas de looks

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Senhor Churrasco inaugura segunda unidade na Estrada do Limoeiro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Rota do Natal em Londrina começa a funcionar neste domingo a partir das 10h

Cidade

Papai Noel gigante será inaugurado no Lago Igapó II neste domingo

Cidade
Londrina e região

Acidente na Estrada da Cegonha deixa motorista com suspeita de embriaguez ferido

Cidade
Londrina e região

Parada LGBTQIA+ de Londrina é adiada e voltará ao formato de passeata

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.