Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Centro para desenvolvimento de novos produtos é inaugurado

17 out 2019 às 09:43
Por: Redação Tarobá News

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (16) da inauguração do centro de treinamento e desenvolvimento de novos produtos para os segmentos de panificação e cervejaria Akademie Ireks & Agrária, em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado. O centro é uma parceria entre a Ireks do Brasil (empresa de origem alemã) e a Cooperativa Agrária e foi idealizado para que os clientes dessas marcas possam testar e aprimorar seus produtos antes de lançá-los no mercado.

O governador destacou que a iniciativa se soma às estratégias estaduais de estimular o desenvolvimento tecnológico do agronegócio e a industrialização dos produtos primários do campo. Ele também afirmou que esse centro é importante para ajudar a consolidar o Paraná como referência tecnológica em segmentos que estão crescendo rapidamente.

“Temos incentivado a indústria de transformação de alimentos entre as nossas cooperativas. É uma maneira de conquistar novos mercados e levar os produtos paranaenses a mais lugares”, disse Ratinho Junior. “A Agrária e a Ireks investiram cerca de R$ 25 milhões nesse centro de qualificação profissional para padeiros, confeiteiros e mestres-cervejeiros. Esse novo olhar qualifica o produto final para o mercado consumidor e tem potencial de gerar mais empregos no Estado”, acrescentou.

O governador ressaltou que os investimentos tecnológicos das cooperativas paranaenses – serão cerca de R$ 2 bilhões apenas neste ano em infraestrutura e novos modelos de negócios – e o apoio da administração estadual em logística e segurança são fundamentais para garantir não apenas a continuidade desse processo de evolução, mas a segurança alimentar do mundo. “Nós produzimos em quantidade e variedade, status que nos permite competir em grau de igualdade com os países desenvolvidos. Isso se deve à organização e ao olhar para a inovação das nossas cooperativas”, complementou Ratinho Junior.

AKADEMIE - A ideia da Akademie Ireks & Agrária é receber empreendedores interessados em idealizar e testar novos produtos, inclusive para o mercado de cervejas artesanais, que cresceu 35% apenas no ano passado no País. A estrutura conta com laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade, panificadora e cervejaria experimentais, além de mestres padeiros e cervejeiros.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Segundo Jorge Karl, diretor-presidente da Agrária, cooperativa que tem participação societária na Ireks, o Paraná passa a contar com laboratório similar aos da empresa na Alemanha, Áustria e República Tcheca.

Ele destaca que a Akademia é uma ideia inovadora porque visa atender os clientes de panificação e confeitaria da Ireks e de farinha e malte da Agrária. “Nós estamos presentes em todos os estágios dessas cadeias, desde a pesquisa até o beneficiamento, a industrialização e o consumidor final. Temos a tecnologia para isso e queremos mostrar melhor aos nossos clientes, testar os seus produtos, avaliar e desenvolver novas fórmulas. É um centro de excelência de atendimento ao cliente”.

Karl complementou que o suporte aos clientes vai potencializar os produtos da marca no mercado e que o espaço também será utilizado para treinamento dos funcionários. “A ideia inicial era de fazer o centro em São Paulo, onde estão nossos maiores clientes, mas a cultura da empresa diz que ele tem que estar junto da fábrica. Tínhamos demanda também de maltarias e moinho de trigo e optamos por um único centro integrado da Agrária e da Ireks”, complementou.

INTEGRAÇÃO - O cônsul-geral da Alemanha, Axel Zeidler, que participou da inauguração, disse que o Paraná e as empresas parceiras no centro de treinamento já praticam um desenvolvimento sustentável com olhar no futuro da geração de emprego e na preservação do meio ambiente. “Nós conseguimos criar riqueza e também sociedades com bem-estar social. Isso se faz com educação profissional”, disse. “O Paraná acolheu refugiadas alemãs da Segunda Guerra Mundial, tem uma crença solidária. Nós temos que cooperar entre os países e criar sociedades que têm maior chance de crescimento sustentável”, destacou.

EMPRESAS - A alemã Ireks iniciou as atividades em 1856 como maltaria e cervejaria. No Brasil há 15 anos, atua no segmento de misturas prontas para panificação e conta atualmente com mais de 130 colaboradores. No mundo são cerca de 2,9 mil funcionários.

A Cooperativa Agrária é uma das principais produtoras de grãos do Paraná e industrializa suas principais culturas. É dona da maior maltaria da América Latina, com 30% do market share de malte no Brasil. A empresa tem 1.450 colaboradores e 630 cooperados.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na inauguração o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho; os deputados estatuais Cristina Silvestri e Artagão Júnior; e o diretor da Ireks Alemanha, Stefan Soiné.


Aen PR

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Chuva rápida em Londrina causa alagamentos em diversos pontos da cidade

Paraná
Paraná

Neto mata o avô com golpes de anilha de musculação; rapaz foi preso se lavando

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Deslizamento na Dez de Dezembro: lama de barranco desce na pista e causa congestionamento

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.