Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Governo trabalha para fortalecer o cooperativismo

24 jul 2019 às 10:13
Por: Redação Tarobá News

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta terça-feira (23), durante a abertura da AveSui Eurotier South America 2019, em Medianeira, que o Estado prepara as bases logísticas para facilitar ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo no Paraná, que já é referência para o agronegócio brasileiro. O evento acontece durante essa semana na sede da cooperativa Lar e destaca os avanços nos setores de aves e suínos, que ajudaram a transformar o Estado em um grande polo produtor de proteína animal do País.

Ratinho Junior disse que o cooperativismo é o grande responsável pelos números do setor, que dobra de tamanho a cada dez anos no Paraná. “Todos sabemos da força do cooperativismo, que tem ajudado o Estado a ser o grande protagonista na produção de proteína animal para o mundo”, disse.

Ele acrescentou que o Governo tem função de criar um ambiente para que cooperativas continuem crescendo, gerando mais empregos e riqueza no Estado. “Esse evento internacional fortalece o cooperativismo como um todo, do pequeno agricultor que precisa de novas tecnologias para ser mais eficiente até a grande industrialização”, destacou.

O AveSui tem como finalidade apresentar novas discussões, equipamentos e inovações, além de fomentar ainda mais as cadeias de aves, suínos e a piscicultura. “O Paraná vem se consolidando como maior produtor de proteína animal do País, na pecuária e piscicultura. E o Oeste é a grande referência estadual. Queremos fazer com que todo esse conhecimento possa avançar para outras regiões, gerando emprego e renda”, completou o governador.

INVESTIMENTOS - A região deve ser foco de investimentos bilionários em produção animal nos próximos anos. O Oeste está contemplado dentro de um pacote de R$ 2,5 bilhões, que ainda será oficializado, para ampliações, novas unidades agropecuárias e fabris, além de pontes, melhorias em aeroportos e estradas na região, numa parceria entre cooperativas, empresas e o Governo do Estado.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Todos os investimentos têm início ao longo de 2019 e visam atender o aumento do consumo de proteína animal ao redor do mundo, especialmente na Ásia, América Latina, África e Europa nos próximos 30 anos.

PRODUTIVIDADE - O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Noberto Ortigara, que também participou da abertura, disse que a capacidade produtiva das cooperativas paranaenses está diretamente ligada ao sucesso do modelos nos mercados nacional e internacional. “O Paraná se tornou o principal polo produtor de carnes do Brasil, e vai liderar o processo da suinocultura nos próximos cinco ou seis anos”.

Ele destacou que o Estado também investe pesado na piscicultura e está modernizando a pecuária bovina de corte. “Também somos uma das mecas do leite do Brasil, agora temos que processar, agregar valor e abrir mercado”, afirmou o secretário.

Ortigara disse ainda que a AveSui, com sedes rotativas, é um marco para o Oeste porque coroa um esforço coletivo. “Os maiores interessados são aqueles que criam e que processam, e o Governo tem que dar condições para isso. Vamos cuidar bem do solo e da água, ser competente para ser mais competitivo.”

A FEIRA - A AveSui Eurotier South America completa 18 anos em 2019 como referência na América Latina para os setores de aves, suínos, peixes e leite. A feira deve reunir entre 23 e 25 de julho, em Medianeira, 13 mil visitantes. São 150 expositores em 10 mil metros quadrados de área, que receberão ainda mais de 40 palestras e painéis técnicos.

Em 2019, o evento é resultado da parceria entre a Gessulli Agribusiness, tradicional realizadora da AveSui América Latina, e a DLG (Deutsche Landwirtschafts Gesellschaft - Sociedade Agrícola Alemão), organizadora da EuroTier.

PRESENÇAS - Também participara no evento os deputados estaduais Coronel Lee e Marcel Micheletto; o diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno; e o vice-prefeito de Medianeira, José Vani Grassi (Neguinho), além dos presidentes, diretores e técnicos das maiores cooperativas paranaenses.


Fonte: Aen PR

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Paraná
Londrina e região

Corpos de jovem e adolescente são encontrados em carro submerso no Paraná

Paraná
Paraná

Acompanhe aqui os resultados das eleições em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.