Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agricultura

Instituto lança cultivares de acerola no Show Rural

06 fev 2020 às 16:47
Por: Redação Tarobá News

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater lançou nesta quinta-feira (6), no Show Rural, as cultivares de acerola IPR Bruna, IPR Letícia, IPR Stella e IPR Stephanie. A solenidade de apresentação dos novos materiais contou com a participação do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.

“Fruticultura é e será cada vez mais importante na economia das famílias e na economia do Paraná. O esforço que fazemos é focar em opções que possam trazer mais renda à pequena propriedade”, disse Ortigara.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do Instituto, destacou o trabalho da pesquisa ao afirmar que o serviço público vive de entregas e da qualidade do que entrega aos agricultores e à sociedade.

A engenheira-agrônoma e pesquisadora Neusa Colauto Stenzel, responsável pelos estudos com a fruta no Instituto, apontou que as cultivares foram desenvolvidas com o objetivo de oferecer opções e fortalecer a cadeia produtiva no Paraná. “O uso de cultivares adaptadas torna o produtor mais competitivo, melhora a qualidade de vida no meio rural, abre a possibilidade de acesso ao mercado de fruta fresca madura, fortalece a indústria regional processadora de polpa e, ainda, a comercialização de frutos verdes para empresas extratoras de vitamina C”.

Segundo Neusa Stenzel, os pomares comerciais do Estado foram formados com mudas obtidas de sementes, o que resultou em alta variabilidade entre as plantas. “A exploração dessa variabilidade foi estudada para selecionar plantas com características agroindustriais superiores e adaptadas às condições de solo e clima do Paraná”, explicou.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

“Queremos não só agradecer e destacar o que foi feito, um trabalho de 20 anos, mas também falar da importância de sua continuidade para os produtores de acerola”, disse o presidente da Cooperativa Agrícola dos Fruticultores de Pérola (Frutipérola), Luciano Lazarin.

CULTIVO – A acerola é produzida comercialmente em cerca de 30 municípios do Paraná. Cruzeiro do Oeste, Japurá, Marilena, Nova Tebas e Pérola são os principais produtores. A produção, cerca de 3,6 mil toneladas, é direcionada principalmente ao processamento de polpa e, em menor escala, para o mercado de vitamina C.

Neusa Stenzel explica que todas elas são bem adaptadas às regiões produtoras do Estado e, ainda, adequadas ao cultivo orgânico. “O produtor só deve observar atentamente a área onde vai implantar o pomar, que não deve ser sujeita a geadas frequentes e severas”, aconselha.

Ela destaca ainda a reduzida suscetibilidade a pragas e doenças e a boa arquitetura das plantas, que favorece a colheita.

Em todas as cultivares, outra particularidade que facilita a operação de colheita é a baixa presença de pelos nas folhas. Essas estruturas causam coceira e irritação na pele, com diminuição no rendimento do trabalho.

CULTIVARES – IPR Bruna tem elevado potencial produtivo – cerca de 56 toneladas por hectare –, e é destinada ao mercado de fruta fresca, polpa e vitamina C. Os frutos são carnosos, suculentos, de sabor delicadamente ácido, tamanho que varia de médio a grande e têm alto rendimento de polpa.

No manejo, demanda podas de formação para o bom desenvolvimento dos ramos, para adequar a altura da copa e de limpeza periódica.

IPR Letícia é indicada para processamento da polpa e extração de vitamina C. O potencial produtivo gira ao redor de 60 toneladas por hectare. Produz frutos com tamanho de médio a grande e alto rendimento de polpa. Exige podas de formação, para adequação de altura da planta e de limpeza.

IPR Stella foi desenvolvida para o mercado de fruta fresca e de polpa. Sua produção pode chegar a 60 toneladas por hectare. Os frutos são grandes, firmes, carnosos, de acidez delicada e apresentam ótimo rendimento de polpa.

Demanda poda de formação e de limpeza, mas sem necessidade de ajustar a altura da copa.

Por fim, IPR Stephanie é dirigida à produção de polpa e extração de vitamina C, com potencial produtivo de 57 toneladas por hectare. Os frutos têm tamanho médio e alto rendimento de polpa. Também demanda podas para formação e limpeza, mas não exige ajustes na altura da copa.

MUDAS – Pequenas quantidades de estacas e de mudas das novas cultivares poderão ser obtidas a partir de setembro. Contato pelo telefone (43) 3376-2461 ou e-mail [email protected]

AEN

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.