Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

O uso de agrotóxicos precisa ser discutido com rigor, avisa Porto

10 dez 2018 às 14:19
Por: Redação Tarobá News

“O agrotóxicos nos diz respeito”, disse hoje (10) o vereador Paulo Porto (PCdoB) na tribuna da Câmara de Cascavel, ao fazer referência à reportagem sobre a incidência de câncer na região Oeste do Paraná, publicada pelo jornal Gazeta do Paraná, de Cascavel. A reportagem, intitulada “O câncer nos diz respeito”, foi veiculada no dia 24 de novembro, mostra dados de estudos científicos que identificam o número de mortes associadas ao câncer. Estudos revelam que a doença avança a cada ano e, se persistir a trajetória, em cerca de 10 anos o câncer será a principal causa de morte no Brasil e no Paraná, ultrapassando doenças cardiovasculares e do aparelho circulatório, que há décadas são as principais causas de mortalidade no pais. 

A mesma reportagem usa dados de um estudo científico de 2016, de pesquisadores ligados à Universidade Federal Fluminense (UFF), em que se relaciona a incidência de cânceres e o uso de agrotóxicos na região Oeste do Paraná. O estudo remete a outras pesquisas sobre o potencial carcinogênico dos agrotóxicos. Entre 162 entrevistados, com diagnóstico de câncer, 31,5% eram de Cascavel. De modo geral, metade dos entrevistados relataram ter tido contato com agrotóxicos.

Segundo o vereador, a reportagem traz “dados assustadores que, mais do que nunca, precisam ser conhecidos e compartilhados”, diz Porto. Para ele, é alarmante ver que o Paraná é um dos “campeões nacionais” em número de municípios cuja principal causa de óbitos esteja relacionada a tumores malignos. “No ranking, estamos atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, reitera. Em 40 dos 399 municípios paranaenses, as neoplasias já são a principal causa de mortes e cinco dessas 40 cidades estão na região Oeste do Paraná: Bom Jesus do Sul, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Lindoeste e Medianeira. O mais grave, conforme Porto, usando dados da reportagem, é que há uma relação inequívoca entre a utilização de agrotóxicos e o número de óbitos por neoplasias.

Conforme Porto, é fundamental que a sociedade possa ter conhecimento desses dados e participe do debate. Daí a importância de reportagens como a veiculada pelo jornal de Cascavel, com base em estudos científicos. “Parabenizo a reportagem por abordar este tema que apesar de antipático para alguns, é tão necessário em nossa região”, diz o vereador, autor de uma lei municipal que proíbe o uso de agrotóxicos no entorno das escolas municipais rurais, já utilizada como referência por outros municípios brasileiros. Porto aproveitou a ocasião para informar que o mandato segue sua postura de combate ao uso de agrotóxicos e que vai promover, no início do ano que vem, um seminário para discutir justamente a questão dos agrotóxicos no município. “E parafraseando o titulo da reportagem ´O câncer nos diz respeito´, leia-se ´O agrotóxico nos diz respeito´. Longe de ser pop, o agrotóxico mata”, encerra o vereador.

Assessoria de imprensa /Vereador Paulo Porto

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Agricultura
Imagem de destaque

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Agricultura

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.