Uma nova parceria entre a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o Sistema Ocepar vai colaborar para a organização de pequenos produtores paranaenses. As entidades desenvolverão em conjunto um programa técnico de incentivo à criação, desenvolvimento e gestão de pequenas organizações, que deve começar em janeiro de 2019.
Pequenos agricultores terão a possibilidade de diversificar suas atividades, ampliar a produtividade e melhorar a renda, gerando mais dinamismo para as economias locais.
O apoio técnico ao cooperativismo é uma tradição no trabalho da Emater, que já participou da formação de diversas cooperativas no começo de sua história. Hoje, com várias unidades no interior do estado e 315 novos extensionistas contratados em 2016 e 2018, o Instituto tem acesso facilitado às pequenas propriedades e já possui um registro de organizações, entre cooperativas e associações, aptas para participar.
Leia Mais: Agência de Notícias do Paraná
Segundo o diretor-presidente da Emater, Richard Golba, o foco será na profissionalização da gestão dessas organizações. “O objetivo é que elas superem os obstáculos e se fortaleçam, com apoio dos extensionistas da Emater, por meio de boas práticas de gestão, que tornem-se sólidas e autossuficientes, de forma que sejam capazes de enfrentar o mercado altamente competitivo dos produtos agropecuários”, disse. A iniciativa contempla a meta da Emater de articular e coordenar o Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural.