Os cerca de 650 alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Fagnani Soares, no Conjunto Riviera, terão à disposição para as aulas de educação ambiental e técnicas de produção agrícola, hortas com verduras, legumes e ervas medicinais e aromáticas. Para viabilizar a implantaçãodesta horta, que integra o Programa Agricultura Urbana, a Semed (Secretaria Municipal de Educação), firmou parceria com as cooperativas Unimed e Uniprime.
O prefeito Leonaldo Paranhos, a secretária de Educação Márcia Baldini, o presidente da Unimed, Danilo Galletto, da Uniprime, Hirofume Uyeda, a diretora da Escola, Mirtes Inês Breda Zanetti, participaram da entrega da cisterna que captará água da chuva para a irrigação das hortas. “ Desde quando assumimos a prefeitura falamos que Cascavel é Capital da Produção. Esta é a região que mais produz por metro quadrado no Brasil. Por isso não tem sentido, sermos a capital da produção e nossas crianças não conhecerem a força da produção, como plantar, como colher, queremos a aproximação das crianças com as verduras e legumes”, disse o prefeito Paranhos. "Nós já temos 80 hortas implantadas na cidade. Este programa possibilita aos proprietários de imóveis desconto no IPTU para quem planta ou disponibiliza o terreno para o programa. Este projeto ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade e cooperativas, que através de chamamento público integram o Agricultura Urbana”.
O técnico Agrícola do Território Cidadão, responsável pela implantação das hortas urbanas, Patrick Tristacci, destacou a importância das parcerias para a viabilização deste projeto que tem rendido muitos frutos às famílias envolvidas e às comunidades onde as hortas foram implantadas. Patrick detalhou a parceria com a Unimed/Uniprime, Patrick. “Nesta união de forças a Unimed forneceu parte da irrigação com a cisterna , equipamentos e encanamentos para irrigação e o Território Cidadão entrou com implantação da horta e assistência técnica. A Escola Municipal Maria Fagnani ficará responsável pela manutenção e cuidados com os canteiros. Das 80 hortas implantadas em Cascavel, 20 delas foram feitas através de parcerias”.
Para a secretária Márcia Baldini, o Município de Cascavel avança na implantação de hortas nas Escolas e Cmeis. “É uma grande parceria com os profissionais da educação que atuam nas unidades escolares e na região do Riviera tivemos uma grande parceria, que foi a Unimed. É um grande avanço. O Município e Itaipu estão construindo 13 cisternas, em 13 escolas, junto com os projetos de hortas e jardins das escolas municipais”.
O presidente da Unimed, Danilo Galetto, destacou as razões que levaram a cooperativa a firmar esta parceria com o Território Ccidadão e Semed. "Nós somos uma cooperativa de médicos e o cooperativismo tem esta veia de responsabilidade social. E um dos princípios do cooperativismo é a responsabilidade social, ou seja, a imersão da cooperativa na comunidade. Estes projeto são importantes no princípio da cooperativa, como pensar no meio ambiente, economia sustentável, agricultura, envolver as crianças nestes projetos de âmbito social.
O médico Hirofume Uyeda, que representa a Uniprime, disse que “a nossa cooperativa nasceu em Cascavel e é sensível às necessidades desta comunidade. Dentro dos princípios cooperativistas está a intercooperação um apoio à comunidade para aliar o desenvolvimento econômico com o social. E estes projetos estão de acordo com os nossos valores de sustentabilidade e permitindo uma alimentação mais saudável à esta população”.
Assessoria