Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Produtores participam do 1º Congresso Paranaense de Agricultura Urbana

27 nov 2019 às 17:24
Por: Redação Tarobá News

O evento foi promovido pelo governo municipal, através do Território Cidadão.“Nós estamos ocupando os terrenos públicos, mas o programa é extensivo para as pessoas  que têm lotes baldios. A ideia é incentivar a produção ou disponibilizar o imóvel para o programa. Queremos transformar estes alimentos na cadeia produtiva”, completou o prefeito Paranhos que disse também que para ampliar o plantio de alimentos no perímetro urbano, deve enviar à Câmara de Vereadores projeto que determina punição mais severa a proprietários de lotes tomados pelo mato ou desconto e benefícios para os donos de imóveis produtivos inseridos no agricultura urbana. O projeto deve ser enviado ainda este ano para apreciação dos vereadores.

1º Congresso Paranaense de Agricultura Urbana

Durante todo o dia foram realizadas palestras, oficinas e workshops com temas voltados à produção nas pequenas propriedades. “Com este evento nosso objetivo é difundir as práticas e as experiências que conseguimos reproduzir aqui em Cascavel com as nossas hortas da agricultura urbana. A intenção é levantar diretrizes, caminhos e propostas para que possamos levar a agricultura urbana que tem dado tão certo em Cascavel, também para todo Estado do Paraná  e porque não para o resto do País”, disse o gerente do Território Cidadão, Ailton Lima.

Agricultura Urbana em nossa cidade

Em Cascavel o programa municipal de Agricultura Urbana foi iniciado em 2017 e pensado para toda a comunidade, em especial nos bairros que compõem os territórios do Município, envolvendo várias secretarias municipais, parceiros, entidades, ONGs (Organização Não Governamental), OSCs (Organização da Sociedade Civil), cooperativas, associações de moradores e universidades.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

O foco principal deste programa é implantar hortas, hortos medicinais e aromáticos, ocupando terrenos baldios ociosos na área urbana e periurbana do Município para a produção de alimentos saudáveis, livres de defensivos agrícolas, sendo um instrumento de ação social e uma excelente estratégia de segurança alimentar e nutricional, incluindo outros aspectos relevantes como o controle da segurança pública, o combate à dengue, geração de renda, inclusão social, qualidade de vida e a colaboração ao meio ambiente.

Hans Dieter Temp, da ONG Cidade Sem Fome, de São Paulo, um dos palestrantes do evento veio falar da experiência naquele Estado com a agricultura urbana. De acordo com ele o alvo do programa paulista é o público formado por pessoas desempregadas, com idades avançadas e que estão fora do mercado formal do trabalho, por conta destes fatores  e ainda a falta de escolaridade ou capacitação profissional. “Esta pessoas encontram nas hortas comunitárias uma oportunidade de inserção social e de resgate de sua cidadania”.

A produção da Agricultura Urbana de Cascavel é feita por voluntários e se destina ao autoconsumo das famílias envolvidas , mas pode também abastecer cozinhas comunitárias, restaurante popular e para venda do excedente no mercado local, por meio de associações de agricultores urbanos formados em cada território, resultando em inclusão social, melhoria da alimentação, geração de trabalho e renda dos envolvidos, bem como o sentimento de pertencimento aos colaboradores e integrantes do programa.“ O programa desenvolvido em Cascavel desde 2017 é referência para muitos Municípios e Estados. Hoje nós temos mais de 200 famílias envolvidas neste projeto. No início a previsão era de que a agente conseguisse apenas manter os terrenos baldios limpos, mas nós conseguimos bem mais com o Agricultura Urbana.Nós conseguimos a recuperação da saúde de muitas pessoas que encontraram no trabalho o remédio para a depressão, a melhoria na convivência social”, falou o Gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão. “Este programa, deu muito certo. Estamos com 62 hortas (áreas) implantadas e vemos o envolvimento da comunidade. É gratificante ver as famílias consumido os produtos que elas mesmas plantaram, se alimentando bem, tendo renda extra com a venda do excedente dos produtos que cultivam nas hortas. Uma transformação muito grande na vida das famílias. Elas são felizes”, disse o técnico agrícola, responsável pelo Programa Agricultura Urbana, Patrick Tristacci.

Também participaram do evento, o vereador Carlinhos de Oliveira, o secretário de Agricultura, Ney Haveroth, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Paulo Orso, o deputado estadual professor Lemos e  representantes de instituições de ensino, além de  produtores e representantes das ONGs Iadas, Instituto Colmeia e Copcraf que são parceiras do Programa AU em Cascavel.

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.