Algumas propriedades da região Oeste já estão com trigo em fase de colheita. Os primeiros grãos colhidos estão demonstrando que essa deve ser uma safra animadora.
Os cachos bonitos que se movimentam com o vento dão um lugar a uma mais paisagem mais seca. É o trigo que alimenta a cidade sendo colhido. Em uma propriedade dp interior de Cascavel vários trechos dos 65 alqueires plantados já foram percorridos pelas máquinas, e o resultado está sendo considerado excelente: 170 sacas por alqueire. Uma média elevada que não chega a ser realidade em todas as lavouras.
Essa é uma colheita considerada precoce. É uma das primeiras lavouras da região a estar com a colheitadeira assim, trabalhando a todo vapor. Na maioria das propriedades, a colheita só vai mesmo se concretizar entre setembro e outubro. É que houve atraso no plantio.
Segundo a Seab, Cascavel e Toledo somam 195 mil hectares de área plantada. E apenas 3% já está em fase de retirada. É que a terra tava muito seca na época de colocar as sementes no solo. Felizmente, o atraso não prejudicou o zoneamento agrícola e a estiagem que não foi tão benéfica no início do plantio agora é bem vinda para fazer a colheita render.