Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Show Pecuário: China e mercado agrícola brasileiro são debatidos em palestra

27 ago 2020 às 11:07
Por: Redação Tarobá News

Mais uma grande palestra marcou a noite desta quarta-feira (27) no Show Pecuário On-line 2020. Promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, o evento tem como objetivo trazer informações atualizadas e auxiliar os pecuaristas a melhorar sua produtividade, sanidade, além de trazer informações do mercado. Ontem à noite, o palestrante foi a vez do pesquisador Thiago de Carvalho falar sobre o mercado agro brasileiro e sua relação com a China. Nesta quinta, a partir das 19h30, o tema será: como resolver questões de reprodução no gado de corte. O link para assistir ao evento é: https://youtu.be/E2-NkZiaNV4 (live também será transmitida pelo Facebook e Instagram do Sindicato Rural de Cascavel).

Em sua palestra, Thiago começou a analisar os impactos financeiros no mundo com a pandemia da Covid-19. Naturalmente, segundo ele, os países buscam proteção de mercado para valorizar a indústria nacional e não gerar desemprego. No entanto, isso não os impede da necessidade de buscar comida de qualidade e em quantidade. “Muita gente perdeu renda com a crise. Eles podem deixar de comprar uma calça, um celular, mas não comida”, comentou.

O bom momento do agro é um somatório de fatores, que vão desde a pandemia, ao câmbio, a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a peste suína na China. O cenário já era bom em 2019, e em 2020 só melhorou.

“Cerca de 32% das exportações do agro em 2019 foram para a China. É um terço. Neste ano, isso deve melhorar ainda mais. Só a soja, até agora, houve um acréscimo de 28% a mais de vendas. As carnes suínas e bovinas, 160%”, informou.

No entanto, ele disse que é preciso ter cautela. Na economia, sempre é estudado a não salutar dependência de somente um comprador. A concentração é perigosa, mas até agora tem sido a “salvação” ou solução.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Para não depender somente da China, o Brasil tem que buscar agregar valor aos produtos e melhorar processos internos. “Imaginem só. A soja, vendida uma tonelada a 300 a 400 dólares, a carne bovina é 4 mil dólares. São dez vezes mais”, comentou.

Os outros problemas são investir em capital humano, ou seja, educação e capacitação da população e melhorar problemas logísticos. Um exemplo de custo de transporte explica tudo: o custo de transporte por tonelada de soja para a China, saindo dos EUA, é 51 dólares. Apesar de ser mais perto, do Brasil ela sai por 113 dólares a tonelada.

 

Palestra desta quinta

Já no dia 27 será a vez de Izaías Junior, médico veterinário da Zoetis e mestre em reprodução bovina, falar sobre os desafios da reprodução na pecuária de corte brasileira. “Sem dúvida, o principal desafio é o anestro pós-parto. Anestro é denominado o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Esse fenômeno acomete quase a totalidade das nossas matrizes e faz com que elas demorem para voltar à ciclicidade consequentemente demorando para emprenhar dentro da estação de monta”, disse.

Em sua live, ele dará dicas de como amenizar ou solucionar o problema nas vacas da sua fazenda.

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Febre em Londrina, patinetes elétricos se transformam em preocupação sobre a segurança

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a tiros por ex-marido de sua atual namorada na zona sul de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Ex-diretor da Bola de Neve criou empresa para receber dízimo de fiéis e faturou R$ 500 mil

Cidade
Cascavel e região

Câmera registra homicídio em bar no bairro Brasmadeira, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Advogado de 65 anos é assassinado a tiros após confusão em São Jerônimo da Serra

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.