Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Sistema informatizado garante transparência ao Seguro Rural

05 jun 2019 às 16:26
Por: Redação Tarobá News

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) firmaram nesta terça-feira (4) um acordo de cooperação que contribuirá para maior agilidade à gestão de informações públicas. O sistema informatizado, em uso desde o ano passado como projeto-piloto pelo programa Seguro Rural, traz rapidez ao levantamento e divulgação de dados, conferindo também mais eficiência à fiscalização dos profissionais para o Crea-PR.

Antes, o processo entre o envio da solicitação de cobertura da apólice e a aprovação por parte da secretaria levava até três dias. Com o novo sistema os trâmites duram algumas horas.

Para o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, a parceria representa um grande avanço no gerenciamento do programa Seguro Rural no Paraná, com menor gasto e necessidade de mão de obra. Ele acrescenta que o seguro é uma ferramenta importante para a proteção dos cultivos, da renda e do patrimônio dos agricultores e que há anos o Estado investe para subsidiar o acesso dos produtores ao seguro rural, mas o controle era um tanto quanto arcaico.

“O sistema informatizado permite maior agilidade no lançamento e controle de informações, obtenção de estatísticas, enfim, na transparência. É uma parceria inteligente. O Estado ganhou uma ferramenta moderna de controle e mais eficiência da gestão pública”, diz.

NA PRÁTICA – A nova ferramenta foi desenvolvida por técnicos do Crea-PR e do Deral e possibilitou a troca das antigas planilhas de dados do programa Seguro Rural por uma plataforma ágil que reúne e organiza as informações automaticamente.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Segundo a engenheira agrônoma do Deral Gianna Cirio, ficou mais fácil para o departamento desenvolver pesquisas e coletar dados referentes à área, produção e produtividade das atividades agropecuárias. “É um banco de dados fundamental para a realização de estudos e formulação de políticas públicas para atender às demandas do setor”, diz. Uma das vantagens, destaca, é que podem ser gerados relatórios que identifiquem duplicidades, erros de inserção e gravação.

TRANSPARÊNCIA – O chefe do Deral, Salatiel Turra, salienta que essa cooperação técnica e administrativa permite sistematizar e dar mais confiabilidade aos dados dos programas de governo ligados à Secretaria de Estado da Agricultura, começando pelo Seguro Rural. “Além disso, os produtores têm mais acesso às informações sobre o processo, já que a lista de apólices aprovadas está publicada no site da secretaria”.

Em contrapartida, o Crea-PR pode fiscalizar informações de interesse público nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, e cooperar tecnicamente no desenvolvimento de sistemas informatizados. “Nós temos parceria com vários órgãos públicos há muitos anos para que possamos recolher informações sobre a atuação dos nossos profissionais e garantir uma checagem mais eficiente. No caso da Secretaria da Agricultura havia demanda de georreferenciamento, pois teríamos a localização do seguro agrícola”, explicou o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira.

PROGRAMA - Criado em 2009, o programa Seguro Rural tem o objetivo de reduzir o risco de perda nas atividades agropecuárias. O programa é destinado a produtores não-beneficiários do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), do governo federal, que já atende pequenos e médios agricultores.

São 28 atividades cobertas pelo Seguro Rural, incluindo grãos, frutas, hortaliças, pecuária e florestas plantadas. O Governo do Estado subsidia 20% do prêmio total e o restante é coberto pelo governo federal e pelo produtor. É uma forma de garantir a produtividade e estimular a produção de alimentos, promovendo a segurança alimentar e nutricional do Estado.

Os produtores interessados em participar precisam procurar um dos seis corretores credenciados. Confira AQUI a relação dos produtores atendidos e as respectivas seguradoras credenciadas em 2019.

AEN

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.