A escolha por prevenir ao invés de remediar é uma máxima que quando aplicada ao campo pode trazer resultados positivos para o produtor de soja. Estudo realizado pela Kasuya Inteligência Agronômica em Luís Eduardo Magalhães (BA), apontou que o uso de soluções naturais para o equilíbrio da planta, com o objetivo de se antecipar a possíveis estresses ambientais e fisiológicos, auxiliou no incremento de 14% na produtividade da cultura.
O engenheiro agrônomo Vinícius Abe, gerente técnico da Alltech Crop Science, explica que essas ferramentas são aliadas da planta para superar períodos de adversidades. “Elas são importantes para que a lavoura consiga passar por momentos estressantes, seja por problemas climáticos ou variações hormonais. Para, então, se reequilibrar e continuar o seu desenvolvimento”, afirma.
As soluções são à base de extratos vegetais e nutrientes, associados a aminoácidos, e são indicadas tanto para a fase vegetativa quanto para o início da fase reprodutiva. “Nesses momentos ocorrem o crescimento da parte aérea e o alongamento da soja. Durante esses processos, a taxa hormonal do vegetal varia, por isso é importante buscar novamente o equilíbrio”, ressalta.
Resultados do estudo mostraram que o uso das tecnologias contribuiu para o aumento de aproximadamente 4% no número de nós reprodutivos e 10% no diâmetro de caule. “O crescimento uniforme e equilibrado impacta no número de nós reprodutivos, que possibilita maior formação de vagens e, consequentemente, maior produção de grãos. Isso afeta diretamente na colheita”, destaca o agrônomo.
Potencialização da produção
Na busca pelo maior potencial produtivo da soja, a Alltech Crop Science oferece ao agricultor soluções naturais que o auxiliam nos principais desafios do campo. Entre os produtos, está o Grain-Set, fertilizante foliar à base de extratos vegetais e nutrientes, complexados por aminoácidos. A tecnologia contribui para o crescimento mais vigoroso da planta e minimização de possíveis efeitos ocasionados por estresses.
Leia mais em Paraná Portal