Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Tecnologia e inovação fortalecem agropecuária, diz secretário

07 ago 2019 às 16:28
Por: Redação Tarobá News
Foto: AEN] -

Uma agropecuária com mais tecnologia e inovação a serviço do fornecimento de alimentos em maior quantidade e qualidade para o Brasil e o mundo. Esse foi o tema abordado pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no 1º. Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação, promovido pela Câmara Temática do Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, nesta terça-feira (06).

“Agronegócio não é palavrão, não é esquerda nem direita, não é coisa só de grande agricultor. Agronegócio é o que nós fazemos”, disse Ortigara a uma plateia de aproximadamente 300 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes. “Se formos inteligentes, e seremos inteligentes, nós vamos ocupar uma fatia importante do mercado mundial de comida”.

Ele destacou que a mecanização da lavoura, introduzida em países mais desenvolvidos no século 19, chegou ao Brasil somente nos anos 70, propiciando a produção com mais escala. No pós-Guerra Mundial a população começou a aumentar de forma vertiginosa e a ciência precisou desenvolver novas formas para atender ao mercado de alimento, com máquinas maiores e uso de produtos químicos e o início do melhoramento genético.

Segundo ele, o mundo vive hoje uma nova revolução. “Provavelmente será o somatório de um conjunto de coisas”, disse. Entre elas, a biotecnologia, com o uso eficiente de organismos naturais para controlar pragas e doenças. Uma segunda linha é a revolução genômica, com o encurtamento do tempo para a produção de novos cultivares.

DIGITALIZAÇÃO - O secretário ressaltou, ainda, que uma nova revolução que já está acontecendo é a digitalização. “É o refinamento e um impulso maior à agricultura de precisão”, afirmou. Ela acontece a partir de satélites, robôs e drones que, segundo ele, “vai chegar intensamente na roça”. “Em resumo, nós estamos buscando uma agricultura que utilize menos insumos e forneça alimentos com mais qualidade”.

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Na exposição, Ortigara mostrou que, de 2007 a 2017, o uso do trabalho em relação à produtividade caiu de 31,3% para 9,4%. Em compensação, o uso de tecnologias em relação ao resultado da colheita passou de 50,6% para 72,3%. “Praticamente três quartos do que colhemos já é fruto do sistema tecnológico”, destacou. “A tecnologia é uma aplicação prática do conhecimento científico”.

O secretário apontou, ainda, vários instrumentos que começam a ter muita força e vão se acentuar cada vez mais na produção, como máquinas autônomas e elétricas, sistemas de gestão ultramodernos que possibilitam gerenciar a produção diretamente do escritório, controle de pragas e ervas daninhas com total precisão e de forma individual a partir de robôs, uso intensivo de drones e inteligência artificial, entre outros.

Dados recentes apontam que o Paraná tem aproximadamente 1.100 startups registradas envolvendo mais de 10 mil pessoas. Dessas, 119 diretamente ligadas ao setor agropecuário. “Estão inventando coisas para aumentar a eficiência”, disse o secretário.

APOIO – O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e membro do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldo Nelson Bona,reforçou que uma das missões de sua Pasta é “formular, coordenar e apoiar políticas públicas para consolidar a inserção regional do sistema estadual do ensino superior, ciência e tecnologia como condição indispensável ao desenvolvimento socioeconômico do Paraná”.

“A Seti quer ser reconhecida como órgão estratégico para indução e promoção do conhecimento e da inovação voltadas à melhoria de qualidade de vida dos paranaenses”, disse Bona. “Tudo o que foi dito pelo secretário Ortigara das potencialidades e do que de fato vai acontecer, pode acontecer com maior velocidade e qualidade na medida em que tivermos o nosso sistema de ciência e tecnologia do Estado extremamente conectado com a perspectiva do desenvolvimento regional e da melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou.

AEN

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Motorista em marcha ré atropela idosa de 79 anos no Centro de Londrina

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Confira o resultado da pesquisa para o segundo turno das eleições em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem que não havia voltado de 'saidinha' morre em confronto com a polícia em Londrina

Cidade
Londrina e região

Cachorro é resgatado de situação de maus-tratos na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto em canteiro central no Jardim Bandeirantes, em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.