Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Bancos e empresas públicas poderão transferir propriedades para reforma agrária

Os imóveis serão incorporados à Política Nacional de Reforma Agrária
22 jan 2025 às 18:49
Por: Agro+

O procedimento de compensação de obrigações de empresas estatais e sociedades de economia mista perante a União na aquisição de imóveis rurais destinados à Política Nacional de Reforma Agrária (PNRA) foi regulamentado por meio de uma portaria conjunta entre os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério da Fazenda (MFAZ), publicada no Diário Oficial da União do dia 7 de janeiro de 2025.


De acordo com a publicação, a aquisição de imóveis rurais de propriedade de empresas estatais e sociedades de economia mista – bancos e empresas públicas – poderá ser realizada mediante a dedução de obrigações financeiras destas empresas perante a União, na condição de acionista controlador.


Na avaliação do ministro do MDA, Paulo Teixeira, a medida representa um grande avanço do Governo Federal, que complementa o pacote de medidas positivas no país ampliando a oferta de terras para a reforma agrária para a produção de alimentos saudáveis. Ele ainda destaca as diversas vantagens no que diz respeito a celeridade e valores de venda das propriedades. “Os bancos, quando vendem essas terras, geralmente vendem por um preço menor, que muitas vezes são arrematadas por meio de leilão. Quando compramos pela justiça, pagamos um preço maior, em função de juros e correção monetária. Com a regulamentação, a compra se dará pelo preço da terra avaliada”, explica.

Diretrizes

A portaria traz, ainda, as diretrizes a serem seguidas pelas empresas públicas, que deverão identificar os imóveis, disponibilizando ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e à União informações registrais e geoespaciais dos imóveis dos quais sejam proprietárias, manifestar formalmente o interesse em alienar o bem mediante compensação de suas obrigações financeiras e informar sobre o valor da propriedade no momento de sua alienação.

Outras notícias

Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo

Preço do farelo de soja sobe e opera nos patamares registrados em abril

Valores do feijão estão mais firmes; produção no Paraná deve cair


A viabilidade e a análise da valoração do imóvel serão realizadas pelo INCRA ou pela União. Caberá ao Ministério da Fazenda manifestar-se sobre a autorização da compensação, levando em conta o montante das obrigações da empresa estatal ou sociedade de economia mista e o valor do imóvel. Após a autorização da Fazenda, a União ou o INCRA deverão formalizar a aquisição do imóvel operacionalizando-se a compensação das obrigações financeiras da empresa estatal ou sociedade de economia mista.


O INCRA e o MDA serão responsáveis por realizar a valoração do imóvel tendo como referência dados de valor da terra disponibilizados pelo INCRA, conduzir as negociações, analisar a viabilidade do imóvel para incorporação à Política Nacional de Reforma Agrária, formalizar a aquisição e promover o registro do imóvel em nome da União ou do INCRA e destinar o imóvel à Política Nacional de Reforma Agrária.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Chuvas e férias coletivas reduzem ritmo de colheita e esmagamento de mandioca

Agro
Imagem de destaque

Verão e calor extremo aumentam risco de doenças em animais

Agro

Noni: Anvisa mantém proibição de alimentos com a fruta por risco ao fígado

Agro

Consumo de ovos no Brasil chega a quase 300 unidades por ano

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra PM chutando suspeito de agredir esposa em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Adolescente é morto a facadas em carro de aplicativo em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.