Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

China suspende embargo e Rio Grande do Sul volta a exportar frango

País asiático retira restrição vigente desde 2024; medida beneficia produtores gaúchos após controle sanitário
20 jan 2026 às 18:40
Por: Band - Viviane Taguchi
Lucas Sherer Cardoso/Embrapa

A China anunciou nesta terça-feira (20) a suspensão do embargo às importações de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul. A restrição estava em vigor desde julho de 2024, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle no município de Anta Gorda. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmaram o recebimento da notificação oficial das autoridades chinesas.


A decisão encerra um isolamento comercial que afetava especificamente o estado gaúcho, uma vez que as exportações do restante do país já haviam sido normalizadas anteriormente. Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, os sistemas técnicos já indicavam a liberação das compras desde a última sexta-feira (16).


Em nota, a ABPA se manifestou ressaltando a importância do mercado chinês. “A China é um dos principais destinos da carne de frango do Brasil, com papel estratégico para o equilíbrio do comércio internacional do setor. A retomada do fluxo específico do Rio Grande do Sul reforça a confiança das autoridades chinesas no rigor técnico, na transparência e na capacidade de resposta do Brasil diante de eventos sanitários”.


Retomada do mercado

Antes do embargo, o mercado chinês era destino de aproximadamente 6% das exportações gaúchas de carne de frango. Com a liberação, o setor produtivo projeta não apenas retomar esse patamar, mas superá-lo ao longo de 2026. A demora na retirada da restrição ocorreu devido a novos desafios sanitários, como um caso pontual de gripe aviária em Montenegro (RS), registrado em maio de 2025.

A Doença de Newcastle é uma enfermidade viral que atinge aves e pode causar perdas econômicas severas na avicultura. No entanto, os protocolos rigorosos de biosseguridade e o monitoramento contínuo realizados pelo Mapa garantiram a segurança sanitária necessária para a reabertura do mercado chinês.

Impacto no agronegócio

A reabertura é vista como um alívio para a economia do Rio Grande do Sul, que possui uma das cadeias produtivas de proteína animal mais fortes do Brasil. O retorno das vendas para a China, principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro, deve impulsionar as cotações e garantir maior previsibilidade para os produtores da porteira para dentro.

O setor de proteína animal brasileiro continua sob vigilância constante para manter os mercados internacionais abertos, focando na agilidade do serviço de inspeção e na transparência dos dados sanitários. Até o momento, o site oficial do Ministério da Agricultura ainda não publicou a nota técnica completa, embora a confirmação já tenha sido dada por secretários da pasta.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Mais três municípios paranaenses recebem máquinas da linha amarela

Agro
Imagem de destaque

Pitaya pode ser a nova "febre" no mercado de alimentos para 2026

Agro

Chuva alivia situação de lavouras, mas preço do café vai continuar em alta

Agro

Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43%; animais jovens ganham espaço

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.