Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Exportadores de café querem retirada da sobretaxa ao café solúvel

Em comunicado, representantes do Cecafé afirmaram que continuarão o diálogo com Estados Unidos para que tarifa sobre o café solúvel também seja retirada
24 nov 2025 às 10:00
Por: Band
Café era vendido com pedaços de vidro - Trilux

O Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) afirmou, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (21) que, apesar do anúncio da retirada das tarifas sobre o café - que inclui o café verde, torrado, descafeinado, cascas e películas e substitutos que contém café - continuam dialogando com o governo norte-americano para que o café solúvel também tenha a sobretaxa retirada nas próximas semanas. O produto ficou de fora da lista da Ordem Executiva assinada por Trump nesta quinta-feira (20).


Na determinação, Trump retirou a sobretaxa de 40% a 212 itens brasileiros, entre alimentos frescos e in natura, fertilizantes, minerais e combustíveis fósseis. No entanto, produtos como mel, pescados e o café solúvel ficaram fora da lista.


Na semana anterior, a Casa Branca já havia retirado a tarifa de 10% sobre o café brasileiro, após reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário americano Marco Rubio, e agora, com este novo anúncio, o café passa a ser exportado sem tarifas - como acontece com outros países produtores de café, como a Colômbia e o Vietnã.


As exportações brasileiras de café para os Estados Unidos movimenta cerca de US$ 2,5 bilhões ao ano. O país é um dos principais destinos do café brasileiro e também é o maior consumidor do mundo. Desde julho, com o anúncio do tarifaço, as exportações nacionais já haviam caído 50%, segundo os exportadores. “O Brasil perdeu participação nos blends das principais empresas globais do mercado americano”, afirmou a instituição.


Leia o comunicado do Cecafé:

Outras notícias

Mais três municípios paranaenses recebem máquinas da linha amarela

Pitaya pode ser a nova "febre" no mercado de alimentos para 2026

Chuva alivia situação de lavouras, mas preço do café vai continuar em alta


"O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), como legítimo representante de mais de 120 associados, que englobam cooperativas, empresas nacionais e globais que representam cerca de 97% das exportações dos cafés do Brasil, para aproximadamente 150 países no mundo, celebra a reversão das tarifas de 40% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao café nacional a ser importado pela nação norte-americana, após a modificação da Ordem Executiva 14.323 de 30/07/2025.


O Cecafé comemora a reversão das tarifas e reconhece os esforços realizados pelos governos de EUA e Brasil e pelas nossas contrapartes americanas, representadas pela National Coffee Association (NCA) e por grande parte da indústria torrefadora dos Estados Unidos.


A celebração da reversão das medidas ocorre após meses de intenso trabalho de representação dos interesses dos cafés brasileiros. Trata-se de uma histórica vitória para toda a cadeia produtiva do agronegócio café, que somente foi possível graças ao suporte dos associados, do Conselho Deliberativo do Cecafé e do setor privado norte-americano, que colaboraram e alinharam estratégias e frentes de atuação durante todo o período de enfrentamento do tarifaço.


O trabalho de representação do Cecafé ainda segue nas negociações junto ao governo brasileiro e nossas contrapartes dos EUA, pois o café solúvel não está incluído nas isenções, conforme produtos elencados nos anexos das Ordens Executivas. Com os avanços na relação bilateral e a boa relação entre os negociadores, o Cecafé seguirá atuando com informações estratégicas para buscar a isenção completa de todo o setor diante dos impactos positivos a toda cadeia produtiva brasileira.


Histórico da atuação do Cecafé:


É importante recordar que, no dia 9 de julho de 2025, em carta enviada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Donald Trump reuniu diversas alegações comerciais e políticas para justificar a taxação de 50% sobre produtos brasileiros (10% de tarifa recíproca + 40% adicionais). Em 30 de julho, Trump assinou a Ordem Executiva que oficializava a medida.


Desde então, o Cecafé passou a atuar em diversas frentes, com diplomacia empresarial e econômica, auxiliando no diálogo entre os países.


Houve apoio ao Comitê Interministerial de Negociação, reuniões com Geraldo Alckmin, alertas ao governo federal sobre a perda de competitividade e participação nos blends americanos, e articulações com a Embaixada dos EUA, Departamento de Estado, Departamento de Comércio, USTR, entre outros.


O Cecafé participou ainda de missões internacionais na Indonésia, Malásia e Washington, defendendo o café brasileiro com base em qualidade, sustentabilidade e relação histórica com o mercado americano.

O esforço conjunto resultou na reversão das tarifas, considerada uma vitória histórica para o setor cafeeiro.

O Cecafé seguirá atuando para defender o setor exportador de café, os cafeicultores e toda a cadeia produtiva brasileira.


Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)


A BSCA celebrou a decisão dos Estados Unidos de retirar todas as tarifas aplicadas aos cafés especiais importados do Brasil.


Segundo a entidade, a retirada corrige uma distorção entre o maior mercado consumidor e o maior produtor do mundo.


Com o fim das cobranças extras, a expectativa é que o fluxo comercial seja restabelecido aos padrões anteriores.


Nota da BSCA:


A associação destaca que, durante os três meses de tarifaço, os embarques caíram 55%, passando de 412 mil para 190 mil sacas.


A BSCA enfatiza o trabalho conjunto entre ABIC, ABICS, CNA, Cecafé, CNC e o governo federal.

Veja também

Relacionadas

Agro
Bovinos mais jovens são o foco da pecuária matogrossense

Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43%; animais jovens ganham espaço

Agro
Imagem de destaque

Fazenda no Ceará produz frutas sustentáveis com tecnologias da natureza

Agro

Colheita da soja obriga produtores a venderem milho por falta de silos

Agro

Preços do feijão carioca e preto voltam a subir no mercado brasileiro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.