Pequenos produtores rurais do Distrito Federal estão colhendo resultados positivos com a implantação de fossas biodigestoras em suas propriedades rurais. A iniciativa, que integra um projeto desenvolvido em Brasília, tem como foco a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias.
O sistema, instalado sem custos aos agricultores, trata os resíduos domésticos, evitando a contaminação do solo e do lençol freático, e ainda transforma o material em biofertilizante utilizado em pomares e hortas. Segundo explicações da extensionista da Emater-DF, o esgoto chega na fossa biodigestora, é tratado e o efluente vai ser distribuído diretamente”, promovendo a segurança alimentar do consumidor final.
Os produtores são orientados quanto ao bom uso do sistema e devem monitorar o funcionamento da fossa biodigestora. O projeto prevê a instalação de mais de 1.300 unidades até o fim do ano em propriedades como a do casal de agricultores Francisco e Lúcia, que produzem hortaliças e frutas. O casal destaca a importância do apoio técnico agrícola.
Além dos benefícios ambientais, a tecnologia permite a retirada do material pastoso da caixa de observação após um ano, que pode ser aplicado como biofertilizante nas árvores. O objetivo é eliminar riscos de contaminação, garantindo alimentos mais saudáveis à população.
O projeto também impulsiona o desenvolvimento econômico local. Francisco e Lúcia, por exemplo, já planejam ampliar os negócios. “Estamos construindo uma agroindústria para vender ainda melhor e com mais qualidade as hortaliças e frutas que produzimos”, afirma o agricultor.
A extensionista Anne ressalta a parceria entre conhecimento técnico e experiência do produtor: “É gratificante quando a gente vê que o produto... que bacana ter esse apoio, não é? Ele recebe bem todas as informações que aplicamos, toda a orientação e a gente associa a técnica com a prática que ele já tem”. A implantação das fossas biodigestoras representa um avanço para a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar, promovendo benefícios diretos aos pequenos produtores rurais do Distrito Federal.