A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow 2024, começa na próxima segunda-feira (29), em Ribeirão Preto (SP). Com uma área total de 520 mil metros quadrados (o equivalente a 21 quilômetros de ruas e avenidas), a Agrishow 2024 será vitrine para o lançamento e demonstração das mais recentes inovações para o agronegócio. No ano passado, a Agrishow anunciou um faturamento de R$ 13,3 bilhões.
De acordo com a organização, a feira terá em torno de 800 expositores (pelo menos 100 empresas são estreantes) de diversos segmentos nacionais e internacionais. Já foram confirmadas a participação de grupos empresariais da Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong. A expectativa é que 195 mil pessoas visitem a feira até o dia 3 de maio.
"É preciso dizer que a tecnologia agrícola brasileira domina a produção de máquinas, implementos e diversos produtos para ambientes tropicais. É única e exclusiva no mundo, e serve também para agricultura em climas temperados”, diz João Marchesan, presidente da Agrishow 2024.
Dentre os principais destaques deste ano, os robôs utilizados no campo, com uso de inteligência artificial, e as máquinas agrícolas tecnológicas, devem atrair a atenção do público. No entanto, as empresas de armazenagem e de soluções financeiras também devem marcar presença no evento.
Governo fará anúncio para o agro
Na abertura oficial do evento, representantes do Governo Federal devem anunciar medidas importantes para o custeio da safra 2024/2025, como medidas adicionais a financiamentos. Devem participar o Ministro da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Carlos Fávaro, o ministro do desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e o vice-presidente, e ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, Geraldo Alckmin. O presidente Lula confirmou que não visitará a feira.
O governador Tarcísio de Freitas (SP) confirmou presença no evento, junto com o Secretario de Estado de Agricultura, Guilherme Piai. Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais para confirmar que ele estará presente no evento. O ex-presidente, neste ano, também já participou da abertura oficial de outras feiras agrícolas, como a Cotrijal, no Rio Grande do Sul.
A confirmação levantou rumores de que a abertura oficial, com o governo federal, seria alterada e aconteceria no domingo (28), mas a organização da feira disse que não haverá alteração no calendário oficial.