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Investimentos em tecnologia marcam os 90 anos do Porto de Paranaguá

A inovação tecnológica também chega à navegação. Em 2024, a Portos do Paraná iniciou o projeto de ligação do sinal chamado Automatic Identification System – Aid to Navigation (AIS AtoN) em todas as suas boias sinalizações luminosas
29 jun 2025 às 13:13
Por: Assessoria de Imprensa

O Porto de Paranaguá celebra 90 anos de história, consolidando-se como referência internacional em produtividade, eficiência e inteligência logística. Esse desempenho é garantido, em grande parte, por investimentos contínuos em tecnologia de ponta e em projetos modernos e arrojados.


A construção do Moegão é um desses exemplos. A obra, que recebe um investimento superior a R$ 600 milhões, já conta com 30% de execução concluída. A nova moega trará um aumento significativo da produtividade portuária, além da redução do número de cruzamentos ferroviários na cidade – de 16 para cinco – e de uma maior integração entre os operadores portuários e o cais.


Considerada a maior obra portuária em andamento no Brasil, a construção do Moegão tem previsão de entrega até o final de 2025. “Estamos revolucionando a maneira de receber as cargas de grãos pela ferrovia”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo. Atualmente, 353 trabalhadores atuam na obra.


O acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá será adequado para a operação do novo sistema. A carga será descarregada dos vagões diretamente nos funis subterrâneos e, em seguida, transportada por correias até os elevadores de canecas, que levarão o produto para as linhas de correias transportadoras aéreas, interligadas aos terminais portuários.


Com a nova estrutura, a capacidade de movimentação ferroviária será ampliada em 60%, passando dos atuais 550 para 900 vagões por dia. Os grãos serão direcionados pelos transportadores até os terminais e, posteriormente, embarcados nos navios pelo Corredor de Exportação, permitindo sua entrega a diversos destinos ao redor do mundo.

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Tecnologia na rotina dos trabalhadores


A Portos do Paraná também avança na modernização de seus processos internos. Em 2024, a empresa implementou o sistema SAP S/4HANA (sigla alemã para “Desenvolvimento de Programas para Análise de Sistemas”), um conjunto de softwares que padroniza o processamento de dados e o fluxo de informações, otimizando a gestão interna e externa.


Antes da implantação, muitos dados estavam armazenados em computadores independentes, dificultando a busca por informações em tempo real e impactando a tomada de decisões gerenciais. “Com o novo sistema, conseguimos reunir todos os dados em uma única plataforma, acessível a qualquer setor da empresa. Essa integração trouxe mais agilidade e produtividade para os processos administrativos”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação, Cláudio Augusto dos Santos.


O sistema foi desenvolvido em conformidade com os protocolos e diretrizes de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Controladoria Geral do Estado (CGE). A implementação incluiu testes unitários, todos aprovados com 100% de conformidade.


Atualmente, a solução inovadora opera em nuvem, garantindo funcionamento contínuo, maior segurança dos dados e um gerenciamento de riscos mais eficiente. Além disso, o programa foi apresentado à comunidade portuária para estimular o uso de um sistema interconectado entre as mais de 50 empresas que atuam no porto.




Pensando no futuro


A inovação tecnológica também chega à navegação. Em 2024, a Portos do Paraná iniciou o projeto de ligação do sinal chamado Automatic Identification System – Aid to Navigation (AIS AtoN) em todas as suas boias sinalizações luminosas em 67 boias nos portos paranaenses e alguns virtuais para auxiliar a navegação em pontos específicos. O sistema, chamado Automatic Identification System – Aid to Navigation (AIS AtoN), informará, em tempo real, a posição exata de cada boia, tornando o Porto de Paranaguá o primeiro no Brasil a contar com essa tecnologia de segurança em todo canal de navegação.


O sistema transmite, via satélite, dados essenciais aos navegantes, como nome e tipo de balizamento náutico, número de ordem, posição nas águas e condição operacional. “O projeto proporcionará mais segurança na navegação pelo Canal de Acesso dos portos paranaenses”, destacou Kengo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou o uso do sistema, tornando os portos do Paraná os primeiros do país a receberem a licença para a instalação dessas estações. O projeto segue agora para os trâmites finais antes de sua implementação completa.

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