Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Londrina e região

Londrina recebe seminário de milho safrinha, responsável por 80% da produção

Programação extensa vai tratar de tecnologias emergentes, manejo do solo, sistemas de cultivo do cereal mais eficientes e sustentáveis, utilização de drones, bioinsumos e desafios fitossanitários como os enfezamentos, e mais
10 set 2025 às 11:17
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: IDR-PR

Mais de 550 participantes, entre pesquisadores, técnicos, produtores, professores, estudantes e representantes de empresas ligadas ao agronegócio, compareceram ao 18º Seminário Nacional de Milho Safrinha, evento que teve início na manhã desta terça-feira (9) no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.


Durante três dias, eles cumprirão uma extensa programação, que vai tratar de tecnologias emergentes, manejo do solo, sistemas de cultivo do cereal mais eficientes e sustentáveis, utilização de drones, bioinsumos e desafios fitossanitários como os enfezamentos, viroses e doenças que impactam o desempenho das lavouras.  


“No Brasil, dos 115 milhões de toneladas produzidas em 21 milhões de hectares na safra 23/24, mais de 80% do total vem da safrinha”, afirmou na solenidade de abertura do evento a diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), Vania Moda Cirino.


O cultivo de milho segunda safra representa cerca de 40% da riqueza gerada pelo agronegócio paranaense, tendo papel fundamental na alimentação das cadeias produtivas de suínos, bovinos, aves e peixes. No Paraná, a safrinha responde por 86% da produção estadual do cereal.


Para a diretora, o aumento da produtividade do milho segunda safra é um desafio. “É possível aumentar com desenvolvimento de cultivares, técnicas de manejo da cultura, do solo e de água, das doenças e das pragas”, afirmou.

Outras notícias

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Oferta de carne bovina no Brasil atinge o menor nível desde março de 2023

Exportação de carne suína do Brasil sofre maior queda mensal em quase dez anos


O último dia do encontro será totalmente dedicado ao aprofundamento das questões mais sensíveis da cultura na área de fitossanidade, como o enfrentamento e manejo de doenças, diagnóstico de viroses e estratégias preventivas em campo, novas metodologias e estratégias para o fortalecimento das redes de cooperação técnica.


“Este encontro é referência nacional na troca de conhecimento e inovações sobre o milho safrinha, um espaço para interação e troca de experiência, demonstração de tecnologias inovadoras e debates sobre estratégias para o aprimoramento da cadeia produtiva”, disse Ivan Bordin, pesquisador do IDR-Paraná e coordenador geral do evento.


EVENTO – O 18º Seminário Nacional de Milho Safrinha é uma realização do IDR-Paraná em parceria com a ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo, entidade civil de âmbito nacional que reúne profissionais interessados no aprimoramento dessas culturas), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, com apoio financeiro da Fundação Araucária e empresas patrocinadoras.


PRESENÇAS – Participaram da solenidade de abertura do evento Antonio Carlos Barreto, chefe do núcleo regional da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) em Londrina, representando o secretário Márcio Nunes; Marcelo Janene El Kadri, diretor-presidente da Sociedade Rural do Paraná; Cristiane Cordeiro, ligada à Fundação Araucária; Iran Dias Borges, presidente da ABMS e Renato Arantes, da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, além de pesquisadores, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao segmento.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Chuvas trazem otimismo para a safra de café Arábica e Robusta

Agro
Imagem de destaque

Preço da banana sobe no mercado atacadista de Londrina impulsionado pela baixa oferta

Agro

Preço da tilápia sobe em novembro, impulsionado pela oferta restrita

Agro

Preço do arroz em casca segue em queda à espera de intervenção governamental

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.