Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Ovo é o segundo alimento mais nutritivo do mundo e está mais barato

Consumo de ovos no Brasil está aumentando ano a ano
05 jan 2026 às 11:30
Por: Band
Paulo Lanzetta/Embrapa

O ovo, considerado o segundo alimento mais nutritivo do mundo, vem ganhando destaque nas mesas dos brasileiros, especialmente entre pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Segundo a aposentada Neusa, "na idade, tem que meu ovinho frito, ele coze", ressaltando a presença constante do alimento em sua rotina. O consumo de ovos tem aumentado, impulsionado pela queda de preços observada desde o início do ano passado.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2023, foram produzidas 4,6 bilhões de dúzias de ovos no país. Já informações da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) destacam o Brasil como o sexto maior produtor de ovos do mundo e líder na América Latina, com o consumo per capita estimado em aproximadamente 269 unidades em 2025.


O ovo é reconhecido por ser uma excelente fonte de proteína, rico em vitaminas que contribuem para a saúde dos ossos, olhos e sistema imunológico, além de ser um aliado na prevenção de doenças como a osteoporose.


A redução no preço do produto tem sido percebida nas prateleiras dos supermercados, especialmente nos meses de outubro e novembro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. Nos últimos três meses, os estabelecimentos conseguiram comprar ovos mais baratos e repassar esse desconto ao consumidor.


Especialistas do setor avaliam que a maior oferta no mercado, aliada à diminuição das exportações, contribuiu para o cenário de preços mais acessíveis. No entanto, há previsão de que os valores devem voltar a subir nos primeiros meses do próximo ano. Apesar disso, representantes do setor acreditam que o consumo continuará em alta. "As pessoas estão nessa pegada aí, mais saudável, mais fitness. Acredito que não vai ter impacto na venda, mas a gente está aguardando aí a expectativa para o ano que vem", afirma um entrevistado. "A princípio a gente deve ter uma estabilização de preços, né? Porque embora aumentou a produção e embora tenha aumentado a exportação, ainda a gente tem uma produção que é crescente, que atende a demanda do mercado local. Então a gente deve ter uma estabilização de preços para o agricultor."


Com a perspectiva de estabilidade nos preços e a busca crescente por hábitos alimentares saudáveis, o ovo segue como alimento essencial na dieta do brasileiro.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Mais três municípios paranaenses recebem máquinas da linha amarela

Agro
Imagem de destaque

Pitaya pode ser a nova "febre" no mercado de alimentos para 2026

Agro

Chuva alivia situação de lavouras, mas preço do café vai continuar em alta

Agro

Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43%; animais jovens ganham espaço

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.