Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Londrina e região

Paraná apresenta em congresso iniciativas que unem ciência e produção agropecuária

O Estado participa do Congresso do Agronegócio Global com dois estandes, um da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outro da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que apresentam programas e projetos voltados à inovação e ao fortal
28 set 2025 às 17:02
Por: Portal Tarobá

O Governo do Paraná marca presença no Congresso do Agronegócio Global, cuja programação começou nesta segunda-feira (22) e segue até quarta-feira (24), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O Estado participa com dois estandes, um da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e outro da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que apresentam programas e projetos voltados à inovação e ao fortalecimento da produção agropecuária.


Na área da ciência, os participantes do evento podem conhecer iniciativas que demonstram a força da pesquisa paranaense. Um dos destaques é o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Prosolo, que reúne soluções desenvolvidas em cinco universidades para a conservação do solo, a fim de evitar a erosão e a perda de nutrientes, proteger os rios e aumentar a produtividade das lavouras. O objetivo é transformar conhecimento científico em orientações que possam ser aplicadas no campo, assegurando benefícios econômicos, ambientais e sociais.


Outra iniciativa é um modelo cirúrgico com próteses ortopédicas para animais, customizadas em impressão 3D a partir de exames de imagem. Produzidos com um material que é absorvido pelo organismo, os implantes dispensam uma segunda cirurgia e contêm um componente que acelera a regeneração de ossos e tecidos, para uma recuperação mais rápida dos animais. O produto foi desenvolvido pela Orthopetica, startup que recebeu aporte de investimento do Estado em 2023, pelo programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime).


O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca a importância do conhecimento acadêmico-científico para o fortalecimento do agronegócio e para a geração de soluções sustentáveis no campo. “O agronegócio tem impacto significativo no Produto Interno Bruto (PIB) paranaense e brasileiro e, por isso, merece atenção especial para o fomento à pesquisa científica e tecnológica, com objetivo de ganho de produtividade, qualidade na produção de alimentos saudáveis e desenvolvimento econômico e social”, afirmou.


“A participação nesses eventos reforça o compromisso do governo estadual, sob a orientação do governador Ratinho Júnior, no sentido de aumentar a capacidade de produção com sustentabilidade, sendo que a ciência exerce papel fundamental para alcançar esse objetivo”, acrescentou o gestor, que participou da cerimônia de abertura do evento entre outras autoridades públicas.

Outras notícias

Mercado pecuário inicia dezembro aquecido com foco no consumo de fim de ano

Ovelha dá à luz a trigêmeos em 30 minutos no interior de São Paulo

Produção de frango, ovos e carne suína aumentam no Brasil em 2026


Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcio Nunes, o agronegócio paranaense combina tecnologia, tradição e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção. "O trabalho realizado junto aos produtores e cooperativas garante alimentos de qualidade, amplia o acesso a mercados internacionais, impulsiona a geração de empregos e assegura que o Paraná continue sendo referência em sustentabilidade e competitividade no cenário global", disse.


DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – As ações da Seab focam em políticas públicas e programas estratégicos que fortalecem a competitividade e a sustentabilidade do setor agropecuário paranaense, dialogando diretamente com os eixos temáticos do evento, que incluem produção, gestão rural e inovação. Essas ações são fortalecidas pelo Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri), que apoia o produtor e consolida o Estado como referência, além de promover a integração entre gestão pública, pesquisa científica e serviços voltados ao desenvolvimento rural.


PERSPECTIVAS – O Congresso do Agronegócio Global é promovido pelo Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação (Consinter), em parceria com a Juruá Editora. O evento posiciona o Paraná como centro de discussões importantes sobre direito, tecnologia, energia e produção no agronegócio. A programação reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes do setor produtivo para debater tendências e soluções para o futuro do campo.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço do arroz em casca no RS cai ao menor nível em mais de quatro anos

Agro
Imagem de destaque

Preço do algodão em pluma cai pelo sexto mês consecutivo e atinge mínima desde 2009

Agro

Preços do café arábica e robusta fecham novembro com oscilação

Agro

Plantio de soja avança 86% no Brasil; Mato Grosso finaliza semeadura

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.