Todos os locais
Todos os locais
Agro

Relatório aponta que ciclone extratropical matou 30 mil animais da pecuária

12 set 2023 às 11:42
Por: Band
- Foto: Defesa Civil/RS

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul deixou um rastro de destruição no campo. Segundo um relatório preliminar divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), 10.787 propriedades rurais foram danificadas e 29.356 animais de corte, como bovinos de corte e leite, suínos e aves, morreram. 


De acordo com o levantamento, o fenômeno causou danos pelos altos volumes precipitados, ocorrência de granizo localizados e transbordamento de leitos de rios e arroios. Ao todo, 50 municípios foram afetados, 4.456 quilômetros de estradas vicinais foram danificadas e causou problemas de escoamento da produção agrícola em 197 comunidades. Também foram registrados danos em danos em 1.192 casas, 621 galpões, 12 armazéns, 116 silos, 25 estufas de fumo, 25 estufas/túneis plásticos para horticultura, 128 açudes (piscicultura/irrigação), 53 aviários e 45 pocilgas.


Na produção primária, as chuvas torrenciais resultaram em sérias perdas na produção primária, afetando principalmente grãos, frutas, olericultura e fumo. As perdas se mostraram significativas, com destaque para milho e trigo, que tiveram grandes áreas atingidas e alto volume de produção perdidas. 


Na fruticultura, cultivos como laranja e uva sofreram perdas consideráveis. A olericultura e a produção de fumo foram duramente atingidas, prejudicando muitos produtores. Ao todo, 1.616 produtores tiveram perdas na produção de grãos, 88 na fruticultura, 2.691 no fumo e 198 na olericultura.


Na pecuária, além dos 29.356bovinos de corte e de leite, suínos e aves, a Emater contabilizou perdas de 370 caixas de abelhas e 35,5 toneladas de peixe. Ao todo, 346 produtores rurais prejudicados. A produção não coletada de leite chegou a 327,3 mil litros, lesando um total de 813 produtores.

Outras notícias

Liquidez do etanol diminui, mas preços continuam firmes

Preço do trigo recua em outubro, mas segue em níveis acima dos de um ano atrás

Mesmo com chuvas, preços da batata caem pela 3ª semana


As perdas na produção de forragens impactam diretamente na atividade pecuária, afetando a produção de carne e de leite, e representam um desafio adicional para os produtores, que buscam alternativas para suprir as necessidades alimentares de seus rebanhos. Foram atingidos 1.880 hectares de pastagem nativa, 10.730 hectares de pastagem cultivada e 50 hectares de silagem, com um total de 1.022 produtores prejudicados. Houve perda de 35,5 mil pés de eucalipto.


Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Lajeado, a mais severamente atingida devido à cheio do rio Taquari, que chegou à marca de 29m 45cm, o setor de turismo rural, que desempenhava um papel importante na região, foi significativamente prejudicado devido aos danos na infraestrutura e nas paisagens naturais inundadas.


Além disso, há relatos de agroindústrias familiares afetadas, como a Lansing, em Arroio do Meio, que teve toda a sua estrutura danificada. Isso inclui a perda de estoques de produção e insumos para a próxima safra, cercas destruídas e áreas com solo devastado. Em General Câmara, o Taquari inundou uma comunidade quilombola, e as famílias foram retiradas do local.


A Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural atualizarão os números no decorrer da semana.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

AgroBIT Brasil 2024 reúne produtores rurais para falar de inovação e tecnologia no campo

Agro
Imagem de destaque

Média de preços da mandioca em outubro é a maior em 14 meses

Agro

Poder de compra do avicultor segue em queda frente ao milho, mas avança sobre o farelo

Agro

Indicador do milho sobe 13,4% no mês de outubro

Mais Lidas

Paraná

Lancha com 10 pessoas entre crianças e adultos pega fogo durante passeio em Porto Rico

Cidade
Londrina e região

Suspeito de carregar caminhão com placas solares roubadas morre em confronto

Cidade
Londrina e região

Dono reconhece carro furtado sendo vendido na internet e arma emboscada

Cidade
Londrina e região

Moradores e empresários protestam contra pessoas em situação de rua em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furar preferencial abandona vítima e carro com passageira em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.