Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro

Melhora no volume de chuvas motivou revisão de tarifa extra
26 out 2024 às 10:24
Por: Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária para novembro será amarela, com cobrança extra de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu a bandeira tarifária.


Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.


Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram a redução da bandeira tarifária para amarela foi a melhoria nas condições de geração de energia no país. A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.


Uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, foi iniciada em abril de 2022. A série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro. Com as ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, a Aneel acionou a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.


Bandeiras tarifárias


Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Outras notícias

Sisu+: inscrições para concorrer a vagas do 2º semestre terminam hoje

'Neymar é o primeiro convocado home office do mundo', brinca Lula

Jovem descobre furto de nudes por funcionário de loja


Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.


O SIN é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN, à exceção de algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.


Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta", avalia a agência.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

STF anula absolvição de réu do caso Mariana Ferrer

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Jornalista é demitida após anunciar falsa morte do pai de Messi

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 42 milhões

Brasil e mundo

Infestação de escorpiões no DF deixa 32 pessoas em estado

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Atraso salarial mobiliza paralisação de vigilantes em Londrina

Cidade
Londrina e região

Casamento em presídio leva Gaeco a operação em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito é baleado após tentativa de assalto na zona leste

Brasil e mundo
Brasil

Após morte do marido em acidente, mulher é encontrada degolada dentro de residência

Cidade
Londrina e região

Ladrões invadem casa e levam de eletrônicos a picanha

Podcasts

Podcast O Construtor| EP 8 | Tecnologia e Conforto Inteligente com a Wi House | Glauber Correia

Conversa com Nassif | EP 14 | IAgro 2026: Dados, IA e Gestão Estratégica | Fábio de Mello

Podcast Pod Tah | EP 53 | Código Horse: Liderança e Conexão | Cassiana Pullin

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.