Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Londrina e região

Brasil anuncia acordo com EUA para trocar informações sobre deportados

Medida pretende garantir tratamento digno a quem é volta ao Brasil
30 jan 2025 às 08:01
Por: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de um grupo de trabalho (GT) com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para trocar informações sobre os brasileiros deportados e a operacionalização dos voos de deportação. Segundo o MRE, a medida visa garantir “a segurança e o tratamento digno e respeitoso dos passageiros”.


A previsão é de estabelecimento imediato de uma linha direta de comunicação entre os membros do grupo e permitir que haja acompanhamento em tempo real dos próximos voos.


A proposta de criar o GT havia sido discutida ontem, em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros no Palácio do Planalto, quando o governo anunciou que vai montar um posto de acolhimento humanitário no Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para receber brasileiros deportados dos EUA. O local foi escolhido por ser o terminal para onde voos fretados pelo governo norte-americano estão sendo destinados ao longo dos últimos anos.


A mobilização do governo ocorre dias depois de um voo de deportação com 88 brasileiros ter sofrido uma série de problemas, com passageiros algemados o tempo inteiro, relatos de agressões por parte dos agentes americanos, privação de comida e de acesso a banheiro, além de problemas técnicos que prejudicaram o funcionamento do ar-condicionado e obrigaram a aeronave a fazer paradas não previstas.


Em uma dessas conexões, em Manaus, na sexta-feira (24), a Polícia Federal determinou que as algemas fossem retiradas e os passageiros foram alocados em outro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até a capital mineira, onde chegaram no sábado (25). Esta foi a primeira leva de brasileiros deportados desde a posse do presidente Donald Trump, que prometeu tolerância zero com a imigração ilegal no país.


Na segunda-feira (27), a secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, Márcia Loureiro, reuniu-se com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para tratar sobre a deportação de brasileiros. A convocação pelo Palácio do Itamaraty é um gesto diplomático que expressa descontentamento de um país com outro.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Menino morre após brinquedo inflável ser lançado pelo vento

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Empresário acusado de matar motorista de app será julgado em outubro

Brasil e mundo

Influenciador com 1 milhão de seguidores é preso por encenar crime

Brasil e mundo

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Trilha do Sexo: o lado escondido do lago

Cidade
Londrina e região

Mulher fica presa sob ônibus em acidente no centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

"Nunca fui pra diminuir", diz preso por racismo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Novas imagens mostram último registro de primas antes de sumirem

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto sem camisa em praça de Londrina

Podcasts

Café com Edu Granado | EP 77 | Gestão, Inovação e Conexão na Areia | Thiago Leme

Café com Edu Granado | EP 76 | Inovação, Marketing e Franquias | Jp Albuquerque

Podcast Fala Advocacia| EP 12 |Saúde Mental Materna e os Direitos das Mulheres

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.