Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Candidatos contam dificuldades do segundo dia de provas do Enem

Foram 90 questões sobre matemática e ciências da natureza (química, física e biologia)
11 nov 2024 às 08:13
Por: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Vários estudantes que prestaram, neste domingo (10), o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deixaram o local de aplicação de provas assim que os fiscais avisaram que já se havia passado duas horas, às 15h30, tempo mínimo para os candidatos deixassem o local sem levar o caderno de questões. Foram 90 questões sobre matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). A prova termina às 18h30. 


Os primeiros candidatos que saíram do Enem na Faculdade Uninassau, no Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, consideraram difícil as questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática. 


"Ciências da natureza eu já esperava que fosse algo mais complicado até porque não é a área que eu tenha mais aprofundamento. Mas estava tranquilo de fazer. Matemática foi mais difícil. Eu quero estudar humanas, então semana passada foi mais fácil do que hoje. A de hoje como eu não sabia muito da matéria eu acabei fazendo de qualquer jeito", disse Vinicius Augusto, de 17 anos, que, com sua jaqueta flamenguista, admitiu que a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG, que foi disputada durante a aplicação da prova, acabou pesando um pouco para sair mais cedo. 


Mery Cristina Rosa, de 24 anos, está em seu terceiro Enem. Ela quer cursar psicologia. "Eu achei difícil a prova hoje, apesar de ter estudado. Fui melhor na semana passada, quando fui uma das últimas a entregar a prova na minha sala. Mas estou esperançosa. Estou melhor preparada". 


Em Brasília, a Agência Brasil conversou com alguns dos estudantes que encerraram a prova em uma universidade da Asa Norte, bairro central da capital federal. As explicações para a rapidez variaram. Houve quem disse que, por ainda não ter concluído o ensino médio e estar fazendo a prova apenas para conhecer o teste, não tinha o compromisso de responder todas as questões. E também quem admitiu que, por não saber as respostas, “chutou”.

Outras notícias

PRF prende homem com quase 200 kg de maconha no carro em estrada

Ozivy: caneta emagrecedora brasileira começa a ser vendida; veja preço

Ônibus com time de basquete capota e deixa ao menos 7 mortos


A primeira pessoa a deixar o local e conversar com a reportagem foi Pedro Henrique Lima Cardoso, 27 anos. Professor de língua portuguesa, ele contou que há quatro anos se coloca à prova apenas para sentir, em algum grau, o que os estudantes experimentam.


“Elas exigiam conhecimento de áreas do saber que eu não domino. O que demonstra que não é verdade que o Enem é uma prova puramente interpretativa. Não é. É uma prova exigente e que exige uma série de competências e habilidades. E é também uma prova de resistência”, acrescentou, dizendo ter achado a prova deste ano “um pouco mais complexa” que as anteriores. “E acho que o segundo dia [hoje] é sempre mais tenso para a maioria dos candidatos, por envolver questões de exatas. A maioria dos estudantes tem mais dificuldade em disciplinas como matemática, física, química”, acresentou.


Estudante da rede pública de ensino, Kris Rian, 18 anos, achava que a prova seria mais difícil. 


“Algumas das questões eu achei fáceis. Física e matemática pega mais, são um pouco mais difíceis. Na primeira prova eu acho que fui melhor. Agora é esperar [pelos resultados]”, disse o jovem, que deixou a sala ansioso para chegar em casa a tempo de assistir à partida entre Flamengo e Atlético-MG, pela final da Copa do Brasil. “Agora é ver o jogo. Eu estava lá, fazendo a prova, e aí vinha o Flamengo à mente. E eu pensava: “Não! Foco na prova. Foca!”, brincou Rian.


Já a terapeuta Rebeca Lacerda, 25 anos, avaliou que a prova está mais difícil em comparação aos processos seletivos de anos atrás. “Vim sem pressão. Se conseguir uma boa nota, vou tentar obter um bom desconto em uma universidade particular, mas como já tenho minha profissão; o privilégio de poder pagar uma faculdade particular e estou decidida a estudar pedagogia porque gosto muito de estudar e isso será um plus para o meu trabalho. Vim mais para me testar, ver como estão meus conhecimentos e como é a prova hoje em dia. E vi que ela é muito diferente de quando eu terminei o ensino básico. Mais complexa", afirmou.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Veja o que se sabe sobre a colisão de helicópteros que matou seis no Rio

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Helicópteros que colidiram no ar estavam em situação regular, diz Anac

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados

Brasil e mundo

Mulher morre ao ser jogada sem cordas durante salto de rope jump em Limeira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Frio ganha força e Londrina pode registrar mínima de 10°C

Cidade
Londrina e região

Policial é baleado e suspeito morre durante operação em Cambé

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Acidente deixa dois mortos no distrito de Guaravera, em Londrina

Cidade
Londrina e região

AGORA: homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona norte

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.