A partir de hoje, segunda-feira (16), aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos em seus benefícios há mais de 15 dias já podem retornar às agências dos Correios para consultar a resposta das entidades envolvidas. A medida busca dar continuidade ao atendimento presencial iniciado após a revelação de um esquema de descontos não autorizados em benefícios do INSS.
Até agora, mais de 3 milhões de pessoas afirmaram não ter autorizado os repasses a associações, e cerca de 488 mil segurados já compareceram pessoalmente às agências dos Correios para formalizar a contestação. A consulta presencial é uma alternativa principalmente para quem tem dificuldade de acesso à internet, celular ou ao aplicativo Meu INSS. Há também a possibilidade de realizar a consulta online pelo aplicativo Meu INSS.
O INSS reforça que quem contestou o desconto irregular pela Central 135 precisa realizar a consulta presencial ou pelo aplicativo, já que a Central telefônica não permite visualizar os documentos apresentados pelas entidades.
Na última sexta-feira (13), o presidente do INSS, Gilberto Waller, visitou uma agência dos Correios em São Paulo e declarou que, caso as mais de 3,1 milhões de contestações sejam confirmadas, o prejuízo pode chegar a R$ 2,1 bilhões, já com correção. Ainda não há previsão para o ressarcimento, mas Waller afirmou que o governo trabalha para agilizar o processo, inclusive com o bloqueio de bens de envolvidos.
As fraudes estão sendo investigadas pela Polícia Federal por meio da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos de mensalidades associativas não autorizados aplicados entre 2019 e 2024.