Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Mundo

Crescimento de brasileiros em Portugal esbarra em pacote anti-imigração

A "Lei dos Estrangeiros" é um conjunto de normas que regula entrada, permanência, saída e direitos dos cidadãos não europeus em Portugal
18 out 2025 às 11:57
Por: Band
Reprodução/Jornal da Band

Portugal promulgou nesta semana o pacote anti-imigração que altera a chamada "Lei dos Estrangeiros" e afeta brasileiros que pretendem morar no país.


A "Lei dos Estrangeiros" é um conjunto de normas que regula entrada, permanência, saída e direitos dos cidadãos não europeus em Portugal. Ela estabelece os tipos de vistos, autorizações de residência, requisitos para regularização e critérios para a concessão de cidadania.


O que muda?


A partir da publicação da nova lei, procedimentos para adquirir vistos de residência, trabalho ou estudo vão se tornar mais rigorosos:

  • Para solicitar residência, será preciso comprovar vínculos reais com o país, como ter um contrato de trabalho, estar matriculado em uma escola ou possuir laços familiares. O tempo mínimo para solicitar cidadania será variado e incluirá exigências de integração cultural e domínio do português.
  • A nova lei exige que imigrantes que consigam a autorização para residência em Portugal devem esperar dois anos para que solicitem que seus cônjuges se juntem a eles no país -- o chamado reagrupamento familiar.
  • Será possível solicitar o reagrupamento imediato para filhos menores de 18 anos, dependentes com deficiência ou ao "cônjuge ou equiparado que seja, com o titular de autorização de residência, progenitor ou adotante de menor ou incapaz a cargo". Esse prazo também cai para 15 meses para "cônjuge ou equiparado" com quem o imigrante tenha morado junto por pelo menos 18 meses antes de ter entrado em Portugal.
  • Por fim, a nova lei altera as condições para concessão de autorização de residência a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

'Explosão' da Imigração


A decisão ocorre em um contexto de crescimento exponencial da população estrangeira em Portugal. Segundo o recém-publicado "Relatório Migrações e Asilo 2024", da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Portugal registrava 1.543.697 cidadãos estrangeiros residentes ao final de 2024.

Outras notícias

SP tem primeiro caso de intoxicação por metanol em licor confirmado

Mel Maia fala pela primeira vez sobre a morte da mãe: "Dias mais difíceis"

Idosa de 78 anos morre após procedimento facial com falso biomédico em SP


O número representa um aumento expressivo e, conforme o relatório, "quase quadruplica o total de 421.802 cidadãos estrangeiros registado no final de 2017".


Os brasileiros continuam sendo a principal comunidade estrangeira, somando 484.596 residentes, o que representa 31,4% do total de imigrantes no país, de acordo com os dados da AIMA.


Já estou em Portugal e agora?


O governo português criou uma "Estrutura de Missão" específica para lidar com o passivo de mais de 400 mil processos pendentes. O relatório da AIMA detalha o esforço desta força-tarefa:


Isso significa que, embora o mecanismo tenha sido extinto para novas entradas, o governo está focado em processar os pedidos já existentes. A AIMA espera que um número expressivo de títulos de residência referentes a esses processos seja concedido ao longo de 2025.


Recomendação Oficial do Governo Brasileiro


Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio de seus consulados em Portugal, orienta os cidadãos brasileiros a buscarem sempre os canais oficiais para obter informações. Recomenda-se fortemente que os interessados em morar, trabalhar ou estudar em Portugal consultem o site do consulado português em sua jurisdição no Brasil para entender os novos requisitos de visto antes de comprar passagens ou viajar.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Homem é acusado de homicídio culposo por deixar namorada morrer congelada

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Falsa dentista é presa após deixar pacientes sem dentes e lucrar R$ 80 mil

Brasil e mundo

Donald Trump é homenageado pela Fifa com prêmio da paz

Brasil e mundo

Bolsonaro escolhe Flávio para ser candidato à presidência nas eleições

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.