Todos os locais
Todos os locais
Brasil e mundo
Mundo

Donald Trump se torna o 1º republicano a voltar ao poder após perder reeleição nos EUA

Trump assumirá o governo após campanha com discursos considerados extremistas, a exemplo da radicalização anti-imigração
06 nov 2024 às 08:15
Por: Band
- Foto: redes sociais

Com a vitória contra Kamala Harris, Donald Trump fez história no partido ao se tornar o primeiro presidente republicano a retornar para um segundo mandato, quatro anos após perder a reeleição. Antes, o único a atingir a marca foi o democrata Grover Cleveland, ao se tornar o 24º presidente dos Estados Unidos (1893-1897).



Em campanha marcada por ataques à rival e resultados de pesquisas acirrados, Trump volta à Casa Branca, no contexto de desistência da reeleição por parte do presidente Joe Biden. O desempenho ruim do democrata no primeiro debate e em entrevistas o fez desistir da corrida presidencial, sob pressão até de aliados.


Fortalecido, apesar dos processos aos quais foi submetido nos últimos anos e da suspeita de incentivar a invasão ao Capitólio, em tentativa de impedir a certificação de Biden, Trump assumirá com discursos considerados extremistas, a exemplo da radicalização contra imigrantes.



Trajetória de Donald Trump


Nascido em Nova York, Trump assumiu os negócios do pai e multiplicou a fortuna antes de ingressar na política. Em 2005, casou-se com Melania Knauss. Além do filho Barron, com a atual esposa, o presidente eleito tem outros quatro de casamentos anteriores: Donald Jr., Ivanka, Eric e Tiffany.

Outras notícias

Trump não pode mais ser candidato em 2028; entenda Constituição americana

Estudo da Fiocruz: consumo de álcool custa R$ 18 bi por ano e sobrecarrega SUS

Netanyahu demite ministro da Defesa de Israel e alega "falta de confiança"


A primeira eleição veio em 2016. Embora tenha perdido por voto popular, Trump derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, quando conquistou a maioria dos delegados. Naquela ocasião, usou o slogan “Fazer a América grande novamente” ("Make America great again").



Muro na fronteira, Israel e Coreia do Norte


Entre os principais feitos do primeiro mandato, está o início da construção de um grande muro na fronteira com o México, com o objetivo de frear a entrada ilegal de imigrantes nos EUA. Ainda na política externa, Trump mudou a Embaixada dos EUA, em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém, e protagonizou o histórico encontro com o líder supremo da Coreia do Norte, Ki Jong Um.



Derrota em 2020


Trump perdeu a reeleição para o candidato democrata Joe Biden em 2020, ocasião em que não reconheceu a derrota. Sem provas, fez acusações de fraude eleitoral. Em comício, encorajou os apoiadores a protestarem contra a contagem dos votos do Colégio Eleitoral, prestes a ocorrer no Congresso.


O comício teria incentivado os manifestantes a invadiram o Capitólio, em 6 de janeiro. A contagem dos votos foi interrompida. Imediatamente, a força policial agiu contra os invasores. Mesmo assim, cinco pessoas morreram. Os danos ao patrimônio público chegaram a casa dos milhões de dólares.



Alvo de dois processos de impeachment



Trump também foi o único presidente americano a ser alvo de dois processos de impeachment. Em ambos, foi absolvido.


O primeiro, iniciado em 2019, diz respeito à obstrução do Congresso e ao abuso de poder, quando foi acusado de pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar o filho do então ex-vice-presidente Biden. O segundo, em 2021, diz respeito à suspeita de incitação à insurreição, envolvendo os atos de 6 de janeiro.




Grover Cleveland (1885-1889 e 1893-1897)


Primeiro democrata eleito após a Guerra Civil, Grover Cleveland, até o momento, era o único presidente a deixar a Casa Branca e retornar para um segundo mandato quatro anos depois.


Cleveland venceu para o primeiro mandato, entre 1885 e 1889, com o apoio combinado de democratas e republicanos reformistas, os “Mugwumps”, que não gostavam do histórico do oponente James G. Blaine, do Maine. Na campanha de 1888, foi derrotado em meio a governo marcado por medidas consideradas impopulares.


"Qual a utilidade de ser eleito ou reeleito a menos que você defenda algo?" (Grover Cleveland, em plena campanha de 1888)


Eleito novamente em 1892, Cleveland enfrentou uma depressão aguda. As políticas adotadas também foram tidas como impopulares, tanto que o partido o abandonou e indicou William Jennings Bryan para o pleito de 1896.


Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Comida chinesa semelhante a cabelo humano viraliza na internet

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Aliados de Bolsonaro celebram vitória de Trump e projetam eleições de 2026

Brasil e mundo

Bruno Mars anda de moto e toma cerveja em bar de Belo Horizonte, em Minas

Brasil e mundo

Donald Trump alcança 270 delegados e é eleito presidente dos Estados Unidos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vítima entra em luta corporal e morre junto com possível atirador em Londrina

Cidade
Londrina e região

Criança de dez anos é flagrada com faca de açougueiro dentro de escola em Londrina

Cidade
Londrina e região

Tiago Amaral anuncia nomes que farão parte da equipe de transição de governo

Cidade
Londrina e região

Criminosos rendem segurança e roubam obra de condomínio na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Escarlatina: mãe denuncia surto de doença infecciosa em CMEI de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.