Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Homem é cremado por engano em cemitério de São Paulo

Segundo parentes, morto era umbandista e esse procedimento não é aceito pela ordem religiosa dele; Prefeitura afirmou que a SP Regula vai abrir procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso
30 mai 2025 às 16:45
Por: Band
Divulgação

Um homem foi cremado por engano em um cemitério da zona leste de São Paulo, em 1º de maio. A família não havia autorizado a cremação. Segundo parentes, o morto era umbandista e esse procedimento não é aceito pela ordem religiosa dele. O cemitério é administrado por uma empresa concessionária, que em nota admitiu o erro, lamentou o episódio e se colocou à disposição da família.


Odair dos Santos morreu em janeiro de 2022 e foi enterrado no dia 22 daquele mês, em um jazigo do cemitério São Pedro, na Vila Alpina. Em abril deste ano, a família informou ao cemitério que havia adquirido outro jazigo e iria transferir o corpo de Santos.


Em 30 de abril, a empresa Velar, concessionária do cemitério, informou à família que era necessário outro modelo de caixão para acomodar o corpo e transferi-lo para outro jazigo, segundo parentes de Santos. Pelo novo caixão e o transporte, a família informou ter pago R$ 1.400 ao cemitério.


No dia 2 de maio, familiares de Odair voltaram ao cemitério e encontraram o túmulo revirado. Ao ser consultada, a administração informou que o corpo havia sido cremado, por engano, no dia anterior, contaram familiares.


Em nota, a concessionária Velar afirmou que "por um erro humano e isolado, os despojos, que deveriam ser transferidos para o jazigo familiar após a exumação, foram encaminhados para cremação".

Outras notícias

Sistema da Defesa Civil é suspenso após invasão e disparo falso

Sisu+: inscrições para concorrer a vagas do 2º semestre terminam hoje

'Neymar é o primeiro convocado home office do mundo', brinca Lula


Segundo a empresa, as cinzas de Odair dos Santos foram entregues à família. "Apesar de encontros entre representantes da empresa e familiares, não foi possível chegar a uma solução comum. Continuamos à disposição para o diálogo", afirma a Velar, que se comprometeu a devolver o dinheiro cobrado pelos serviços. "Ampliamos o rigor dos protocolos operacionais e processos internos, com o objetivo de impedir que um erro humano individual possa ocasionar tais consequências", segue a nota.


Consultada pela reportagem, a Prefeitura afirmou, também em nota, que a SP Regula (agência reguladora de serviços públicos municipais) vai abrir procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso e eventual responsabilização da concessionária. Segundo a Prefeitura, por enquanto não há registro de reclamação por parte da família de Santos.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Jovem descobre furto de nudes por funcionário de loja

Brasil e mundo
Imagem de destaque

STF anula absolvição de réu do caso Mariana Ferrer

Brasil e mundo

Jornalista é demitida após anunciar falsa morte do pai de Messi

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 42 milhões

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motorista ligado a facção é preso com R$ 200 mil em Londrina

Cidade
Londrina e região

Atraso salarial mobiliza paralisação de vigilantes em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motorista bate Kombi sem freio em poste e evita tragédia

Cidade
Brasil

Homem é preso por incendiar mãe e filha em Cambé de madrugada

Cidade
Londrina e região

Londrina garante recursos para construção de duas novas UBSs

Podcasts

Sem Cerimônia | EP 7 | Os Cuidados Antes e Depois da Cirurgia | Amanda Luz

PodFala com a Tai | EP 18 | Os Desafios da Carreira Independente | Anágela Cantora

Podcast O Construtor| EP 8 | Tecnologia e Conforto Inteligente com a Wi House | Glauber Correia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.