Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou às 0h32 desta terça-feira (14) a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A ocorrência desligou completamente a subestação de 500 kV e abriu a interligação entre as regiões, afetando a exportação de energia do Sul para o Sudeste/Centro-Oeste. Os desligamentos foram estimados em 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste.
O restabelecimento da energia ocorreu rapidamente: dentro de uma hora e meia, Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste tiveram as cargas recompostas, enquanto a Região Sul voltou à normalidade cerca de duas horas e meia após o incidente.
O ONS informou que reuniões com os agentes envolvidos estão programadas ainda hoje, e uma Análise Preliminar da Perturbação será realizada até sexta-feira (17) para apurar detalhes da ocorrência.