Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul

Formação de geadas, queda de neve e friagem caracterizam estação
20 jun 2025 às 09:51
Por: Agência Brasil

O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 desta sexta-feira (20) e vai até o dia 22 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação é marcada por menos chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em partes das regiões Norte e Nordeste do Brasil.


De acordo com o Inmet, o inverno é caracterizado por menor radiação solar e pela chegada de massas de ar frio, que provocam a queda de temperatura, com médias abaixo de 22°C em áreas do leste do Sul e Sudeste.


As temperaturas mais baixas podem causar geadas no Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul, neve nas áreas serranas da Região Sul e friagem no Mato Grosso, Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

Também são comuns as inversões térmicas que causam nevoeiros e névoas úmidas pela manhã, reduzindo a visibilidade em estradas, serras e aeroportos, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Meta description (200 caracteres):
Inverno começa nesta sexta (20) às 23h42 com queda de temperatura e tempo seco no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste. Inmet alerta para geadas, neve e nevoeiros nas regiões afetadas.

Outras notícias

Líder de seita preso por 429 mortes em ritual é acusado de mais 52 assassinatos

Mulher mantida acorrentada à cama pelo companheiro é resgatada no RS

Detran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação

Norte


Em grande parte da Região Norte, a previsão climática indica condições favoráveis para ocorrência de chuvas próximas ou abaixo da média. Apenas no norte de Roraima e no noroeste do Pará e do Amapá, a previsão indica condições favoráveis para chuvas acima da média.

“A temperatura do ar nos próximos meses é prevista com predominância de condições acima da média em grande parte da região. Ressalta-se que a falta de chuvas no sul da Amazônia é comum entre os meses de julho a setembro e, aliadas à alta temperatura e baixa umidade relativa do ar, favorecem a incidência de queimadas e incêndios florestais.”

“Por outro lado, isto não descarta a ocorrência de eventuais episódios de friagens nesta região, devido à incursão de massas continentais de ar frio”, completou o Inmet.


Nordeste



A previsão indica predominância de chuvas perto da média no interior da Região Nordeste, que a região já está no período seco. Nas demais áreas, são previstas chuvas abaixo da média. No entanto, a presença de águas mais quentes que o normal no Oceano Atlântico tropical pode favorecer a ocorrência de chuvas na costa leste do Nordeste.


Quanto à temperatura, o Inmet prevê, para este inverno, o predomínio de temperaturas acima da média em toda a região, principalmente no sul do Maranhão, onde podem ocorrer temperaturas médias de até 2°C acima da média.



Centro-Oeste



No Centro-Oeste, o período seco começou no mês de maio, e a previsão, para o inverno, é de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região, com tendência de queda da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.


As temperaturas, segundo o Inmet, tendem a apresentar-se acima da média, devido à permanência de massas de ar seco e quente, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.



Sudeste


A previsão para o inverno na Região Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém, não estão descartadas chuvas em áreas pontuais do litoral da região, devido à passagem de frentes frias.


De acordo com o instituto, as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região. E não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geadas em pontos isolados de áreas com altitude elevada.




Sul



O prognóstico para os meses de inverno indica condições favoráveis para chuvas próximas e acima da média em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já as condições de chuvas abaixo da média são previstas apenas para o Paraná.


Para a Região Sul, o Inmet prevê temperaturas acima da média durante a maior parte do inverno, com os maiores valores concentrados no Paraná. No entanto, a atuação de massas de ar de origem polar poderá ocasionar quedas pontuais de temperatura ao longo da estação, favorecendo a ocorrência de geadas em algumas áreas, sobretudo nas regiões de maior altitude.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Corpo de corretora desaparecida em GO é encontrado; síndico é preso

Brasil e mundo
Imagem de destaque

'Nipah é altamente letal, mas se espalha menos que coronavírus', diz médica

Brasil e mundo

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Brasil e mundo

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.