Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é sancionada

Nos últimos meses, ganhou força no País o consenso sobre riscos à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes causado pelo celular
06 dez 2024 às 08:58
Por: Agência Brasil
Agência Brasil

O projeto, de autoria da deputada Marina Helou (Rede), torna proibido o uso dos aparelhos em toda a educação básica, para todas as idades. Os celulares não poderão ser usados no período de permanência dos alunos na escola, incluindo intervalos entre aulas, recreios e eventuais atividades extracurriculares.


Nos últimos meses, ganhou força no País o consenso sobre riscos à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes causado pelo celular.


No âmbito nacional, foi aprovado na Comissão de Educação e seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em outubro um projeto de lei nacional neste sentido. Depois disso, será avaliado pelo Senado.


Uma lei nacional só daria mais peso para a norma estadual; os dois projetos são semelhantes e não há conflito. Alguns Estados têm leis de 2007 ou 2008 que falam da proibição do equipamento em salas de aula, mas muitas viraram letra morta pela dificuldade de implementação e a falta de embasamento naquele momento.


Países como Finlândia, Holanda, Portugal, Espanha, Estados Unidos recentemente aprovaram políticas de proibição ou restrição dos aparelhos, também com base nas novas pesquisas pós pandemia.

Outras notícias

Garoto de 12 anos acha joia rara em região onde Jesus fez milagres

PF faz operação contra suposta fraude contábil na Americanas

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira


Uma das maiores evidências recentes veio de um relatório do ano passado da Unesco, órgão das Nações Unidas, que compilou estudos que relacionam o uso de celulares e os resultados educacionais em 14 países. A conclusão foi de que os efeitos são negativos, com impacto principalmente na memória e na compreensão.


Outras pesquisas mostram que o aluno pode levar até 20 minutos para se concentrar novamente no que estavam aprendendo depois de usar o celular para atividades não acadêmicas. Mesmo o aparelho desligado ou usado por um colega, dizem os estudos, pode levar a problemas de aprendizagem.


Pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que 62% da população apoia o banimento de celulares nas escolas, índice que é semelhante entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL). Movimentos da sociedade civil, como o Desconecta, também ganharam força este ano em centenas de escolas do País, pedindo a proibição.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mortos por terremotos na Venezuela sobem para 164; há mais de 970 feridos

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Caso Gritzbach: julgamento é remarcado para fevereiro de 2027

Brasil e mundo

Terremotos de até 7,5 graus na Venezuela são sentidos em Belém e Manaus

Esportes

Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3x0 sobre a Escócia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Decreto autoriza desapropriações para viaduto na zona sul

Cidade
Londrina e região

Mercados fecham para jogo e reabrem em seguida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Radares e fiscalização flagram quase mil motoristas usando celular

Cidade
Cascavel e região

Militar da reserva é preso suspeito de matar esposa em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Procon recebe 11 denúncias contra oficina investigada em Londrina

Podcasts

Tá no Pod Shopping JL | EP 2 | O Segredo dos Loteamentos em Cascavel |Vanderlei Dionizio

Podcast Eleva+ Cast | EP 24 | Terceirização e Segurança em Condomínios | Jessica Costa

Falando de Gestão | EP 62 | Marketing Digital: Do Passado ao Futuro | Angelo Nery

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.