Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Lula está com funções neurológicas preservadas e passa bem após cirurgia, diz equipe médica

Presidente está consciente e deve passar 48 horas na UTI, em observação; caso recuperação transcorra bem, ele deve retornar à Brasília na próxima semana
10 dez 2024 às 17:46
Por: Band
Band

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com as funções neurológicas preservadas e passa bem após a realização de uma cirurgia no crânio devido a um sangramento. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10), a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês detalhou o quadro de saúde de Lula.  


A cirurgia, realizada na madrugada de hoje, foi para a drenagem de um hematoma na região do cérebro e ocorreu sem intercorrências.  A intervenção durou cerca de 2 horas.


Após o procedimento, Lula acordou, se alimentou e permanecerá em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.  


Lula foi submetido a exames, que detectaram o hematoma, após se queixar de forte enxaqueca durante a tarde desta segunda. 

Outras notícias

PRF prende homem com quase 200 kg de maconha no carro em estrada

Ozivy: caneta emagrecedora brasileira começa a ser vendida; veja preço

Ônibus com time de basquete capota e deixa ao menos 7 mortos


Trepanação craniana


Segundo a equipe médica, o procedimento realizado trata-se de uma trepanação craniana. A craniotomia, informada inicialmente, trata-se um procedimento que realiza intervenções maiores no crânio, o que não foi necessário no caso do presidente.  


Na trepanação é usado um dreno padrão para drenagem do hematoma e o procedimento não representa uma violação importante do crânio, explicou a equipe médica de Lula. 


Segundo o médico Roberto Kalil Filho, Lula deve retornar à Brasília na próxima semana, caso a recuperação transcorra bem. "Tudo dependerá dessa evolução. A previsão é de que ele esteja em Brasília na semana que vem".


Kalil também destacou que Lula se recupera bem, já acordou e está se alimentando. Quando chegou em São Paulo, o presidente estava consciente e caminhando. A única acompanhante do mandatário é a primeira-dama Janja. Em outubro, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça.


Na época da queda, o presidente chegou a ser internado, levou cinco pontos na região da nuca, fez exames e foi liberado. O hematoma, segundo a equipe médica, tem relação com a queda.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Veja o que se sabe sobre a colisão de helicópteros que matou seis no Rio

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Helicópteros que colidiram no ar estavam em situação regular, diz Anac

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados

Brasil e mundo

Mulher morre ao ser jogada sem cordas durante salto de rope jump em Limeira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Frio ganha força e Londrina pode registrar mínima de 10°C

Cidade
Londrina e região

Policial é baleado e suspeito morre durante operação em Cambé

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Acidente deixa dois mortos no distrito de Guaravera, em Londrina

Cidade
Londrina e região

AGORA: homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona norte

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.