Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Lula está com funções neurológicas preservadas e passa bem após cirurgia, diz equipe médica

Presidente está consciente e deve passar 48 horas na UTI, em observação; caso recuperação transcorra bem, ele deve retornar à Brasília na próxima semana
10 dez 2024 às 17:46
Por: Band
Band

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com as funções neurológicas preservadas e passa bem após a realização de uma cirurgia no crânio devido a um sangramento. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10), a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês detalhou o quadro de saúde de Lula.  


A cirurgia, realizada na madrugada de hoje, foi para a drenagem de um hematoma na região do cérebro e ocorreu sem intercorrências.  A intervenção durou cerca de 2 horas.


Após o procedimento, Lula acordou, se alimentou e permanecerá em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.  


Lula foi submetido a exames, que detectaram o hematoma, após se queixar de forte enxaqueca durante a tarde desta segunda. 

Outras notícias

Garoto de 12 anos acha joia rara em região onde Jesus fez milagres

PF faz operação contra suposta fraude contábil na Americanas

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira


Trepanação craniana


Segundo a equipe médica, o procedimento realizado trata-se de uma trepanação craniana. A craniotomia, informada inicialmente, trata-se um procedimento que realiza intervenções maiores no crânio, o que não foi necessário no caso do presidente.  


Na trepanação é usado um dreno padrão para drenagem do hematoma e o procedimento não representa uma violação importante do crânio, explicou a equipe médica de Lula. 


Segundo o médico Roberto Kalil Filho, Lula deve retornar à Brasília na próxima semana, caso a recuperação transcorra bem. "Tudo dependerá dessa evolução. A previsão é de que ele esteja em Brasília na semana que vem".


Kalil também destacou que Lula se recupera bem, já acordou e está se alimentando. Quando chegou em São Paulo, o presidente estava consciente e caminhando. A única acompanhante do mandatário é a primeira-dama Janja. Em outubro, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça.


Na época da queda, o presidente chegou a ser internado, levou cinco pontos na região da nuca, fez exames e foi liberado. O hematoma, segundo a equipe médica, tem relação com a queda.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mortos por terremotos na Venezuela sobem para 164; há mais de 970 feridos

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Caso Gritzbach: julgamento é remarcado para fevereiro de 2027

Brasil e mundo

Terremotos de até 7,5 graus na Venezuela são sentidos em Belém e Manaus

Esportes

Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3x0 sobre a Escócia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Decreto autoriza desapropriações para viaduto na zona sul

Cidade
Londrina e região

Mercados fecham para jogo e reabrem em seguida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Radares e fiscalização flagram quase mil motoristas usando celular

Cidade
Londrina e região

Procon recebe 11 denúncias contra oficina investigada em Londrina

Brasil Urgente
Londrina e região

Droga em mesa de sinuca e tiros contra a GM terminam em prisão

Podcasts

Tá no Pod Shopping JL | EP 2 | O Segredo dos Loteamentos em Cascavel |Vanderlei Dionizio

Podcast Eleva+ Cast | EP 24 | Terceirização e Segurança em Condomínios | Jessica Costa

Falando de Gestão | EP 62 | Marketing Digital: Do Passado ao Futuro | Angelo Nery

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.