Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

MEC planeja medida para proibir celulares em escolas no Brasil

A intenção é lançar a medida em outubro e enviar a proposta para o Congresso
20 set 2024 às 21:49
Por: Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Educação está desenvolvendo uma medida que visa proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas no Brasil. Segundo apuração do repórter Túlio Amâncio, a intenção é lançar a medida em outubro e enviar a proposta para o Congresso. 


Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de 45% dos alunos relatam que o uso de dispositivos em sala de aula atrapalha a atenção nas aulas de matemática. 


“Baseado em estudos científicos, baseado em experiências, mostrando o prejuízo que tem sido o uso desse equipamento livre para os alunos nas escolas. Vamos discutir, inclusive, se a proibição será sem sala de aula ou na própria escola. Claro que se essa é um projeto de lei, será discutido no Congresso Nacional, se até alguns estados iniciaram, até o próprio estado do Ceará, mas se possa dar segurança melhor para todas as redes municipais e estaduais. O MEC está determinado e a nossa posição é que tem sido um prejuízo para o aprendizado dos nossos alunos em todo o Brasil", disse o ministro da Educação, Camilo Santana.


O índice aponta, também, o Brasil como o sexto país com a maior taxa (40,3%) de alunos que afirmam se dispersar quando observam o uso do equipamento por um outro colega.


O Brasil é um dos países em que se passa o maior tempo utilizando smartphones, telas e dispositivos eletrônicos- em média 9h diárias de uso da Internet segundo um levantamento recente. O brasileiro hoje se comunica, consome, informa-se e se relaciona com familiares, amigos e conhecidos, em grande medida, por meio de dispositivos digitais.

Outras notícias

PRF prende homem com quase 200 kg de maconha no carro em estrada

Ozivy: caneta emagrecedora brasileira começa a ser vendida; veja preço

Ônibus com time de basquete capota e deixa ao menos 7 mortos


No caso de crianças e adolescentes, não é diferente. A última pesquisa TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontou que em 2022, 92% da população com idade entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no país, sendo o celular o dispositivo mais usado por crianças e adolescentes. 


A pesquisa ainda indicou que 86% dos usuários de 9 a 17 anos e 96% para os usuários de 15 a 17 anos possuíam ao menos um perfil em redes sociais.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Veja o que se sabe sobre a colisão de helicópteros que matou seis no Rio

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Helicópteros que colidiram no ar estavam em situação regular, diz Anac

Brasil e mundo

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados

Brasil e mundo

Mulher morre ao ser jogada sem cordas durante salto de rope jump em Limeira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Frio ganha força e Londrina pode registrar mínima de 10°C

Cidade
Londrina e região

Policial é baleado e suspeito morre durante operação em Cambé

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

AGORA: homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona norte

Cidade
Londrina e região

Acidente deixa dois mortos no distrito de Guaravera, em Londrina

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.